Formação de Professores de Ciências em Rede Social: Uma Perspectiva Dialógica na Educação Inclusiva

Autores/as

  • Anna M. Canavarro Benite Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI, IQ, UFG
  • Lidiane de L.S. Pereira Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI, Instituto de Química, IQ, UFG
  • Cláudio Roberto Machado Benite Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI, IQ, UFG
  • Marcos Vinicios Rabelo Procópio Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI, IQ, UFG
  • Márcia Friedrich Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI, IQ, UFG

Resumen

Este trabalho objetiva relatar a experiência da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva, uma rede social de colaboração científica, como alternativa para a formação inicial e continuada de professores de ciências para a inclusão escolar. Intencionamos contribuir para dois campos de estudos: primeiro, a compreensão da utilização de redes sociais de pesquisa como espaços para propiciar o processo de reflexão e segundo, o estudo da formação de professores para a Inclusão Escolar. A fundamentação teórica do estudo está centrada na teoria sociointeracionista de Vygotsky (2000). Foram estudados os processos de criação e consolidação da rede: o contexto das interações sociais que caracterizam sua estrutura; seus atores e suas ligações; seus objetivos; a metodologia de trabalho. Como a rede social funciona como instrumento para reflexão de seus atores. Os resultados revelam estruturas sociais (padrões de interação) que podem evoluir de forma não-linear e, portanto ter implicações tanto em sua macro quanto em sua  microdimensão. E, a compreensão desse processo nos aproxima da realidade.

Publicado

2011-02-12

Cómo citar

Formação de Professores de Ciências em Rede Social: Uma Perspectiva Dialógica na Educação Inclusiva. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3997