A recontextualização de discursos da pesquisa em educação em ciências em livros didáticos de ciências: um estudo de caso sobre como aspectos de pesquisas vinculadas a referenciais construtivistas constituem um texto didático autorado por pesquisadores
Palabras clave:
Ensino de ciências, pesquisa em educação em ciências, análise critica do discurso, construtivismo, concepções alternativas, recontextualização.Resumen
O presente artigo discute aspectos do diálogo entre a pesquisa em Educação em Ciências e o ensino de Ciências em livro didático dessa disciplina. O foco do artigo é o de explorar a recontextualização de discursos da pesquisa em EC em uma coleção para o Ensino Fundamental autorada por pesquisadores da EC com experiência na formação de professores. Com base no quadro teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD), partimos do pressuposto que textos podem atuar causalmente sobre estruturas econômicas, políticas culturais provocando mudanças nas práticas sociais. Nesse sentido, analisamos (i) aspectos conjunturais das relações entre pesquisa e ensino e (ii) a presença e os sentidos de intertextos e interdiscursos da pesquisa em EC, realizados por intermédio de estratégias discursivas (citação, paráfrase, etc.) bem como por elementos textuais (vocabulário, estrutura gramatical, coesão textual), nos enunciados do LD. Os resultados apontaram para citações e paráfrases de pesquisadores em EC no livro do professor que representam discursos sobre aprendizagem e formação de conceitos vinculados, sobretudo, a perspectivas construtivistas. Identificamos também, no livro do aluno representações discursivas relacionadas a pressupostos e resultados de pesquisas situadas no marco do movimento das “concepções alternativas”, em particular, sobre estrutura da matéria e sobre o papel dos modelos na construção de conceitos científicos de forma na valorização de abordagens dialógicas.
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