Problematização das Situações-limite no Contexto do Ensino e Formação em Ciências: Contribuições da Abordagem de Temas com Viés Freireano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10371068

Palavras-chave:

Formação de Professores, Contextualização, Paulo Freire

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar e problematizar situações-limite na perspectiva do ensino e formação de professores de Ciências, a fim de sinalizar possibilidades de enfrentamento na prática pedagógica. Realizaram-se aprofundamentos em resultados de três investigações que envolveram formação inicial de professores de Química, formação continuada de professores de Ciências e práticas no ensino de Química na Educação Básica. Destacam-se algumas limitações relacionadas ao trabalho pedagógico de professores e à percepção da realidade, que dizem respeito à organização curricular e ao planejamento didático, bem como em relação a limites para vislumbrar as potencialidades presentes no contexto local. Por isso, argumenta-se a favor de um ensino contextualizado, que considere aspectos da realidade local como forma de enfrentamento de situação-limite para uma formação crítica. Além disso, defende-se que os processos formativos sejam orientados por abordagem dialógica e problematizadora a fim de contribuir para romper com o silêncio e proporcionar a ressignificação da prática docente.

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Biografia do Autor

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Ensino de Ciências na Educação do Campo pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Tassiéllen Soares Antunes Tadeu, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

André de Azambuja Maraschin, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Especialização em andamento em Gestão Escolar (UNIASSELVI); Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIPAMPA). Membro do Grupo de Pesquisa INCLUSIVE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior - UNIPAMPA).

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Licenciatura em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé-RS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGMAE) da UNIPAMPA campus Bagé-RS.

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Publicado

2021-09-19

Como Citar

Fonseca, E. M. da, Tadeu, T. S. A., Maraschin, A. de A., & Lindemann, R. H. (2021). Problematização das Situações-limite no Contexto do Ensino e Formação em Ciências: Contribuições da Abordagem de Temas com Viés Freireano. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33532, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10371068

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire