Problematização das Situações-limite no Contexto do Ensino e Formação em Ciências: Contribuições da Abordagem de Temas com Viés Freireano
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10371068Palavras-chave:
Formação de Professores, Contextualização, Paulo FreireResumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar e problematizar situações-limite na perspectiva do ensino e formação de professores de Ciências, a fim de sinalizar possibilidades de enfrentamento na prática pedagógica. Realizaram-se aprofundamentos em resultados de três investigações que envolveram formação inicial de professores de Química, formação continuada de professores de Ciências e práticas no ensino de Química na Educação Básica. Destacam-se algumas limitações relacionadas ao trabalho pedagógico de professores e à percepção da realidade, que dizem respeito à organização curricular e ao planejamento didático, bem como em relação a limites para vislumbrar as potencialidades presentes no contexto local. Por isso, argumenta-se a favor de um ensino contextualizado, que considere aspectos da realidade local como forma de enfrentamento de situação-limite para uma formação crítica. Além disso, defende-se que os processos formativos sejam orientados por abordagem dialógica e problematizadora a fim de contribuir para romper com o silêncio e proporcionar a ressignificação da prática docente.
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