Análise das Concepções de Saúde na Produção Acadêmica Brasileira sobre Educação a Distância na Área da Saúde

Autores

  • Rodrigo Alcantara de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação a Distância em Saúde, Ensino a Distância em Saúde, Formação a Distância em Saúde, Concepções de Saúde

Resumo

A formação dos profissionais de saúde passa por um processo de reformulação, associado à ampliação do conceito de saúde, que se intensifica devido ao acelerado avanço científico, tecnológico e informacional da sociedade contemporânea. Neste contexto, no intuito de identificar e analisar as concepções de saúde presentes nas publicações científicas nacionais sobre desenvolvimento e implementação de cursos a distância em saúde nas bases SciELO e CAPES, dezessete artigos foram selecionados e submetidos à análise de conteúdo, com base em um quadro teórico que revisa três concepções de saúde apontadas na literatura: biológica, comportamental e socioambiental. Os resultados identificam a prevalência das concepções socioambientais (n=13, 76.5%) sobre as concepções comportamentais (n=2, 11.8%) e concepções biomédicas de saúde (n=2, 11.8%) nas pesquisas analisadas, e apontam a tendência à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em trabalhos relacionados à concepção socioambiental de saúde. Estes resultados indicam que, por meio de suas potencialidades de comunicação, representação do conhecimento e flexibilidade para incorporar abordagens ativas de ensino-aprendizagem, a EAD constitui uma modalidade de ensino estratégica na formação e educação permanente dos profissionais de saúde e na disseminação da compreensão holística do processo saúde-doença.

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Biografia do Autor

Rodrigo Alcantara de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - (bolsista CAPES)

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

Carvalho, R. A. de, & Struchiner, M. (2015). Análise das Concepções de Saúde na Produção Acadêmica Brasileira sobre Educação a Distância na Área da Saúde. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 457–476. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4324