Níveis Significantes do Significado das Estações do Ano com o Uso de Diversidade Representacional na Formação Inicial de Professores de Ciências

Autores/as

  • Daniel Trevisan Sanzovo Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) / Professor Colegiado de Matemática, CCHE, Campus de Jacarezinho. http://orcid.org/0000-0002-5177-1564
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina/ Professor do Departamento de Física http://orcid.org/0000-0003-1985-9213

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173745

Palabras clave:

Aprendizagem científica, Níveis Significantes Peirceanos, Diversidade Representacional, Astronomia.

Resumen

O objetivo deste estudo é verificar e compreender o nível significante atingido por alunos de licenciatura de ciências biológicas de uma universidade estadual através da utilização de uma Diversidade Representacional sobre as Estações do Ano. Utilizou-se um instrumento analítico baseado numa particular reformulação do conceito peirceano de interpretantes que permite ao professor qualificar o alcance da formação do significado construído pelos estudantes. Constata-se que os estudantes atingiram profundos níveis significantes de significados acerca do conteúdo estudado. Foi possível também identificar a eficácia do instrumento analítico como ferramenta a ser utilizada em sala de aula, como auxílio no acompanhamento, pelo professor, da produção e desenvolvimento dos significados adquiridos pelos estudantes, bem como ser possível utilizá-lo também como apoio pedagógico na preparação de aulas e escolhas de materiais didáticos.

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Biografía del autor/a

Daniel Trevisan Sanzovo, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) / Professor Colegiado de Matemática, CCHE, Campus de Jacarezinho.

UENP/ Professor Colegiado de Matemática, CCHE, Campus de Jacarezinho.

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina/ Professor do Departamento de Física

Universidade Estadual de Londrina/ Professor do Departamento de Física

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Publicado

2017-12-20

Cómo citar

Trevisan Sanzovo, D., & Laburú, C. E. (2017). Níveis Significantes do Significado das Estações do Ano com o Uso de Diversidade Representacional na Formação Inicial de Professores de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(3), 745–772. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173745