Análise das Reflexões de Futuros Professores de Biologia em Discussões Fundamentadas pelo Enfoque CTS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173931

Palabras clave:

Enfoque CTS, Formação Inicial, Reflexão Docente.

Resumen

O trabalho investiga o conteúdo de reflexões realizadas por futuros professores de Biologia em discussões pautadas pelos pressupostos teóricos do Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa em que os dados foram obtidos por meio da gravação de 13 aulas de uma disciplina situada no contexto de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As discussões gravadas foram transcritas e depois analisadas segundo as orientações de Bardin (2011). Os resultados revelam que o conteúdo e a qualidade das reflexões realizadas pelos futuros professores, a partir do aporte teórico do Enfoque CTS na Educação em Ciências, não se restringiram ao contexto da sala de aula e da metodologia de ensino, mas ampliaram-se para as dimensões mais amplas sobre o papel do ensino de Biologia, considerando questões sociais, ambientais, étnicas, culturais, políticas, históricas e econômicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Auler, D. (2002). Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de ciências. (Tese de Doutorado em Educação – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina), Florianópolis.
Auler, D. (2007). Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino. Campinas, 1(especial), 01–20.
Auler, D., & Bazzo, W. A. (2001). Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência& Educação, Bauru, 7(1), 1–13.
Auler, D., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, 3(1), 105–115.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70.
Bazzo, W. A., Von Linsinger, I., & Pereira, L. T. V. (Eds.). (2003). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OIE).
Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1997). Investigação qualitativa em educação: uma abordagem à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Carr, W., & Kemmis, S. (2004). Becoming critical: Education, Knowledge and Action Research. New York: Taylor & Francis e-Library, 249 p.
Contreras, J. (2002). A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 296 p.
Ferraz, L. N. C. V. M. (2009). Metodologia do ensino das Ciências: concepção e avaliação de uma ação de formação contínua para professores numa perspectiva CTS. (Tese de Doutorado em Educação – Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho), Portugal.
Giroux, H. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da sociedade. Porto Alegre: Artmed.
Luján López, J. L., & López Cerezo, J. A. (2000). Educación CTS enacción: Enseñanza secundaria y universidad. In M. I., González García, J. A. López Cerezo, & J. L. Luján López (Orgs.). Ciencia, Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de laciencia y Latecnología. Madrid: Editorial Tecnos S.A., pp. 225–252.
Martínez, L. P. F., & Lozano, D. L. P. (2013). La emergencia de las cuestiones sociocientíficas en el enfoque CTSA. Góndola. 8(01), 22–35.
Matthews, M. R. (1995). História, Filosofia e Ensino de Ciências: a Tendência Atual de Reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3), 164–214.
Ollaik, L. G., & Ziller, H. M. (2012). Concepções de validade em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São Paulo, 38(1), 229–241.
Osorio, C. (2002). La educación científica y tecnológica desde el enfoque en Ciencia, Tecnología y Sociedad: aproximaciones y experiencias para la educación secundaria. Revista Iberoamericana de educación, 28, 61–82.
Pimenta, S. G. (2002). Professor Reflexivo: Construindo uma crítica. In S. G., Pimenta, & E. Gherdin (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, pp. 17–52.
Pinheiro, N. A. M., Matos, E. A. S. A., & Bazzo, W. A. (2007) Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educación, 44(2007), 147–165.
Santos, W. L. P. (2007). Contextualização no ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Campinas, 1(especial).
Santos, W. L. P. (2012). Educação CTS e cidadania confluências e diferenças. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 9(17), 49–62.
Santos, W. L. P., & Auler, D. (Orgs.). (2011). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Ed UnB, 460 p.
Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2002). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 1–23.
Soares, M. N. (2009). Sentidos sobre o Ensino de Biologia e sobre a trajetória formativa: as vozes dos licenciandos sob a égide da Perspectiva Crítica. (Dissertação de Mestrado em Educação para Ciência – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista), Bauru.
Strieder, R. (2008). Abordagem CTS e Ensino Médio: Espaços de articulação. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo), São Paulo.
Strieder, R. (2012). Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. (Tese de Doutorado em Ciências. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo), São Paulo.
Teixeira, P. M. M. (2003). A Educação Científica sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e do movimento CTS no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, 9(2), 177–190.
UESB. (2011). Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas. Jequié: Departamento de Ciências Biológicas; Colegiado do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.
Von Linsingen, I. (2007). Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, Piracicaba, 1(especial).
Zeichner, K. M. (1993). A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 117 p.
Zeichner, K. M. (2002). Formando professores reflexivos para uma educação centrada no aprendiz: possibilidades e contradições. In M. T., Esteban, & E. Zaccur, (org.). Professora Pesquisadora: uma práxis em construção. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, . 25–52.
Zeichner, K. M. (2008). Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, 29(103), 535–554.

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

Binatto, P. F., Duarte, A. C. S., Teixeira, P. M. M., & Soares, M. N. (2017). Análise das Reflexões de Futuros Professores de Biologia em Discussões Fundamentadas pelo Enfoque CTS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(3), 931–951. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173931