Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): Uma Ferramenta de Análise de Propostas de Ensino Investigativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831025

Palavras-chave:

ensino de ciências por investigação, ferramenta de análise, ações docentes

Resumo

Este trabalho apresenta e avalia uma ferramenta de análise de propostas de ensino investigativas. A ferramenta Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI) reúne aspectos relacionados à estrutura da investigação, ao nível de abertura de atividades investigativas e às ações docentes que oferecem suporte aos estudantes no seu envolvimento com processos investigativos. A avaliação amparada pela ferramenta DEEnCI permite que seja evidenciado o envolvimento dos estudantes em diferentes momentos de uma investigação e as relações entre esses momentos, possibilitando que se examine como a atuação do professor contribui para a desenvolvimento do ensino de ciências por investigação. A análise de planos de aula e de transcrições de aulas referentes a uma sequência didática planejada e ministrada por licenciandos participantes de um programa de formação inicial revelou que é possível utilizar a ferramenta DEEnCI na análise de diferentes fontes de dados, o que permite uma ampliação das alternativas de análise de propostas de ensino investigativas.

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Biografia do Autor

Daniela Lopes Scarpa, Universidade de São Paulo

Instituto de Biociências/ Departamento de Ecologia

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Publicado

2018-12-15

Como Citar

Cardoso, M. J. C., & Scarpa, D. L. (2018). Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): Uma Ferramenta de Análise de Propostas de Ensino Investigativas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 1025–1059. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831025