Mudanças no perfil dos estudantes da UFMG

desafios para a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20463

Palavras-chave:

Ensino superior, Desigualdades educacionais, Prática docente, Ações afirmativas

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a relação entre desigualdades educacionais e prática docente, diante das mudanças no perfil dos estudantes da UFMG. Como aporte teórico, considerou-se estudos do campo da Sociologia da Educação, em especial os trabalhos de Pierre Bourdieu, e da Didática do Ensino Superior. A análise foi realizada a partir dos bancos de dados cedidos pela PROGRAD/UFMG e teve como referência os anos de 2007, 2012, 2016 e 2019, que representam importantes marcos nas políticas de acesso ao ensino superior. No artigo, busca-se evidenciar as mudanças no perfil dos estudantes, ocasionadas, principalmente, pela implementação de políticas de ações afirmativas, as quais afetaram sobretudo os cursos mais seletivos, assim como as suas implicações para a prática docente. Tendo em vista que o acesso à universidade foi expandido, sendo ainda preciso garantir a permanência nesse espaço, conclui-se sobre a necessidade de viabilização de práticas pedagógicas que se orientem pela diversidade e pela inclusão social.

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Biografia do Autor

Bréscia França Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, na linha de pesquisa Sociologia da Educação. É professora de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES), o programa Observatório da Juventude da UFMG e a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização.

Cláudio Marques Martins Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Educação. É professor titular de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e o Observatório Sociológico Família-Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, ensino superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire.

Liliane Gonçalves Fernandes de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Estudante de mestrado na linha de Sociologia da Educação: Escolarização e Desigualdades Sociais no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra o Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES). Tem interesse nos temas e estudos: sociologia do ensino superior, desigualdade social e desigualdades escolares, massificação, democratização e políticas públicas do ensino superior.

Shirley Torres de Lima Otoni, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Estudante de graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) da UFMG. Possui interesse por temas relacionados à Sociologia da Educação e a desigualdades educacionais.

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Publicado

22-09-2020

Como Citar

NONATO, B. F.; NOGUEIRA, C. M. M.; LIMA, L. G. F. de .; OTONI, S. T. de L. Mudanças no perfil dos estudantes da UFMG: desafios para a prática docente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20463. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/20463. Acesso em: 16 abr. 2024.

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