A Revista Docência do Ensino Superior sob três perspectivas

lutas, aprendizados e conquistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.56435

Resumo

O formato sui generis deste editorial pode surpreender nosso leitor a princípio. Entretanto, trazemos, nos três tópicos que seguem, um pouco da pluralidade de perspectivas que a Revista Docência do Ensino Superior acolhe. O trio de editoras-chefes, constituído por uma técnica administrativa em educação, uma doutoranda e uma docente, traz, cada qual à sua maneira, uma contribuição e visão crítica a este editorial, e expressa as problemáticas e alguns dos acontecimentos mais relevantes em sua trajetória na Revista e na UFMG. O primeiro tópico, de caráter mais ensaístico, tem como autora Isabela Cristina Passos e Possas. Em seu texto, a autora delata dificuldades nas condições vividas pelos servidores em seu atual setor de trabalho na Universidade. Isabela também defende a democratização do ensino e a autonomia universitária na forma da consideração do voto dos servidores técnicos administrativos e dos discentes nos processos de eleições para escolha dos reitores (voto paritário). O segundo tópico, cuja autora é a doutoranda Lara de Lima Campos, traz um relato de experiência mais descritivo a respeito da inserção e aprendizagem dos processos editoriais até a apropriação dos saberes que a tornou, enfim, uma editora completa. O terceiro tópico consiste na fala da docente Patrícia Nascimento Silva, e aborda a evolução do periódico em 2024, assim como as dificuldades que rondam o (incerto) processo de avaliação dos periódicos que está por vir. Convictas de que nos empenhamos em fazer um bom trabalho, esperamos que desfrutem da leitura deste editorial, assim como do volume 14 da Revista Docência do Ensino Superior.

Biografia do Autor

  • Isabela Cristina Passos e Possas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra e licenciada em Filosofia pela UFMG.

  • Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professora adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Doutora em Ciência da Informação (Gestão e Organização do Conhecimento) PPGGOC ECI/UFMG, mestre e bacharel em Sistemas de Informação.

  • Lara de Lima Campos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve o título de Mestre em Microbiologia. Bacharel em Biotecnologia pela Faculdade Ciências da Vida.

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Publicado

16-12-2024

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

A Revista Docência do Ensino Superior sob três perspectivas: lutas, aprendizados e conquistas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–11, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.56435. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/56435. Acesso em: 22 dez. 2024.

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