A Revista Docência do Ensino Superior sob três perspectivas
lutas, aprendizados e conquistas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.56435Resumo
O formato sui generis deste editorial pode surpreender nosso leitor a princípio. Entretanto, trazemos, nos três tópicos que seguem, um pouco da pluralidade de perspectivas que a Revista Docência do Ensino Superior acolhe. O trio de editoras-chefes, constituído por uma técnica administrativa em educação, uma doutoranda e uma docente, traz, cada qual à sua maneira, uma contribuição e visão crítica a este editorial, e expressa as problemáticas e alguns dos acontecimentos mais relevantes em sua trajetória na Revista e na UFMG. O primeiro tópico, de caráter mais ensaístico, tem como autora Isabela Cristina Passos e Possas. Em seu texto, a autora delata dificuldades nas condições vividas pelos servidores em seu atual setor de trabalho na Universidade. Isabela também defende a democratização do ensino e a autonomia universitária na forma da consideração do voto dos servidores técnicos administrativos e dos discentes nos processos de eleições para escolha dos reitores (voto paritário). O segundo tópico, cuja autora é a doutoranda Lara de Lima Campos, traz um relato de experiência mais descritivo a respeito da inserção e aprendizagem dos processos editoriais até a apropriação dos saberes que a tornou, enfim, uma editora completa. O terceiro tópico consiste na fala da docente Patrícia Nascimento Silva, e aborda a evolução do periódico em 2024, assim como as dificuldades que rondam o (incerto) processo de avaliação dos periódicos que está por vir. Convictas de que nos empenhamos em fazer um bom trabalho, esperamos que desfrutem da leitura deste editorial, assim como do volume 14 da Revista Docência do Ensino Superior.
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