Entrevista com a Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG
perspectivas no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.59768Palavras-chave:
inteligência artificial, ensino superior, ensino, pesquisa, extensãoResumo
Esta entrevista, realizada com a Comissão Permanente de Inteligência Artificial em maio de 2025, em ambiente virtual compartilhado, tem como objetivo compartilhar as ações já executadas e as atividades planejadas pela Comissão, além de discutir aspectos de sua criação no âmbito do ensino superior. A Comissão é organizada em coordenações, e as perguntas foram formuladas seguindo essa estrutura interna, contando com a participação de 12 professores membros, que discorrem sobre a inteligência artificial no contexto do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração – pilares que sustentam a universidade e que são diretamente impactados pelo uso dessas tecnologias. O texto apresenta a Comissão à comunidade acadêmica e enseja um exercício de reflexão sobre o impacto da inteligência artificial no ensino superior no intuito de contribuir para a consolidação de uma sociedade mais informada, letrada e capacitada para lidar com as transformações decorrentes das tecnologias emergentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Brasília, DF: CNS, 7 abr. 2016. Disponível em: https://www.ufmg.br/bioetica/cep/wp-content/uploads/2025/01/Resolucao-no-510.pdf. Acesso em: 19 abr. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União, Brasília, DF. 15 ago. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm. Acesso em: 19 abr. 2025.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 11 jan. 2023. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/36763658/publicacao/36765691. Acesso em 5 jun. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Portaria nº 6804, de 06 de agosto de 2024. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais. Belo Horizonte, 6 ago. 2024. Disponível em: https://ufmg.br/storage/4/7/f/c/47fc1b581d5e31935fbafca41bf82204_17230368637707_1047964146.pdf. Acesso em 5 jun. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Portaria nº 9609, de 23 de outubro de 2024. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, considerando o disposto na Portaria nº 6804, de 6 de agosto de 2024, que Instituiu a Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG. Belo Horizonte, 23 out. 2024. Disponível em: https://ufmg.br/storage/8/b/8/0/8b80b0d7e78dc29f35db83d711d599c1_17298556113812_1533086495.pdf. Acesso em 5 jun. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patrícia Nascimento Silva, Ricardo Fabrino Mendonça, Adriana Silvina Pagano, André Goes Mintz, Antônio de Pádua Braga, Dorgival Guedes Neto, Fábia Pereira Lima, Geane Carvalho Alzamora, Marco Antônio Sousa Alves, Zilma Silveira Nogueira Reis, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, Virgílio Augusto Fernandes Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























