Entrevista con la Comisión Permanente de Inteligencia Artificial de la UFMG

perspectivas en la enseñanza superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.59768

Palabras clave:

inteligencia artificial, enseñanza superior, enseñanza, investigación, extensión

Resumen

Esta entrevista, realizada a la Comisión Permanente de Inteligencia Artificial en mayo de 2025, en un entorno virtual compartido, tiene como objetivo compartir las acciones ya implementadas y las actividades planificadas por la Comisión, además de discutir aspectos de su creación en el ámbito de la educación superior. La Comisión está organizada en coordinaciones, y las preguntas se formularon de acuerdo con esta estructura interna, contando con la participación de 12 profesores miembros, quienes discuten sobre la inteligencia artificial en el contexto de la docencia, la investigación, la extensión y la administración – pilares que sustentan la universidad y que son directamente impactados por el uso de estas tecnologías. El texto presenta la Comisión a la comunidad académica y proporciona un ejercicio de reflexión sobre el impacto de la inteligencia artificial en la educación superior con el fin de contribuir a la consolidación de una sociedad más informada, letrada y capacitada para lidiar con las transformaciones derivadas de las tecnologías emergentes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora adjunta na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área: Organização, Tratamento da Informação e Tecnologia. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPGGOC/ECI/UFMG, mestre e bacharel em Sistemas de Informação. Atuou como analista de sistemas por 15 anos na área de engenharia de software. Experiência e interesse de pesquisa na área de ciência da informação e sistemas de informação, na linha de gestão e tecnologia.

  • Ricardo Fabrino Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra o Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, e é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça – MARGEM. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Comunicação Social pela UFMG (2009) e graduado em Comunicação pela mesma instituição (2003), foi pesquisador da Fundação João Pinheiro (2010) e pesquisador visitante na University of California Irvine (2019-2020 e 2022), na University of Canberra (2014, 2017 e 2018) e na Australian National University (2007-2008). Seus interesses se voltam para teoria democrática, conflitos sociais e comunicação e política.

  • Adriana Silvina Pagano, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora titular de Linguística Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bacharel e licenciada em Letras pela Universidad Nacional de La Plata (1987), mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1991) e doutora em Letras pela UFMG (1996), com estágio de doutorado sanduíche na University of Nottingham (1995). Realizou estágio de pós-doutorado no Translation Center, University of Massachusetts, Amherst (EEUU) (1999-2000) e no Departamento de Língua Inglesa, Tradução e Interpretação da Universidade do Sarre, Alemanha (2009-2010). Atualmente desenvolve estudos de pós-doutoramento na Università di Torino, Itália (2024-2025). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu grant do Programa Pesquisador Mineiro (PPM/FAPEMIG) e lidera o Grupo de Pesquisa Modelagem Sistêmico-Funcional da Tradução e da Produção Textual Multilíngue (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq).

  • André Goes Mintz, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do R-EST, grupo de estudos em redes sociotécnicas. Foi professor do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG (2020-2025). Doutor (2019) em Comunicação Social pela UFMG. Master of Arts (2017) em Media Arts Cultures pelo programa interinstitucional Erasmus Mundus formado pela Aalborg University (Dinamarca), Lodz University (Polônia) e Danube University Krems (Áustria). Mestre (2015) e bacharel (2009) em Comunicação Social pela UFMG. Foi professor da Associação Imagem Comunitária (AIC) (2013-2015), atuando na área de mídias e artes digitais dos cursos técnicos em Artes Visuais, Áudio e Vídeo e Produção Multimídia da Kabum! Escola de Arte e Tecnologia.

  • Antônio de Pádua Braga, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Engenharia Elétrica (1987) e mestre em Ciência da Computação (1991), ambos pela UFMG. O seu doutorado foi obtido na Universidade de Londres, Imperial College, Departamento de Engenharia Elétrica (1995) na área de Redes Neurais Artificiais Recorrentes. Foi professor visitante (Pesquisa) no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Alberta, Edmonton, Canadá e na Universidade de Paris-Leste, França. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Dorgival Guedes Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Engenharia Elétrica (1988), mestre em Ciência da Computação (1992), ambos pela UFMG, e doutor em Ciência da Computação pela University of Arizona, Tucson (1999). Foi pesquisador visitante no International Computer Science Institute e na University of California em Berkeley (2011). Atualmente ocupa a Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG (DTI). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Fábia Pereira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora do Departamento de Comunicação Social e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diretora do Centro de Comunicação (CEDECOM) da UFMG. Possui graduação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG), especialização em Gestão Estratégica de Marketing (PUCMG), mestrado em Comunicação Social (PUCMG) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora de Relações Institucionais do Colégio de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), (2020-2022) e diretora científica adjunta do Intercom (2020-2021).

  • Geane Carvalho Alzamora, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG), mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com estágio doutoral na Universität de kassel (Alemanha) e pós-doutorado pela Universidad Pompeu Fabra (Espanha). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Marco Antônio Sousa Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor adjunto de Teoria e Filosofia do Direito e do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Filosofia pela UFMG (2014), com estágio de pesquisa na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), Paris, França. Mestre em Filosofia e graduado em Direito e em Filosofia pela UFMG. Professor Visitante pelo Programa CAPES/PrInt (2021-2022) no Surveillance Studies Centre, na Queen's University em Kingston, Canadá.

  • Zilma Silveira Nogueira Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher e do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisadora do Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS/Portugal), coordenadora do Centro de Informática Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e Bolsista em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi professora visitante na Universidade de Lisboa, com bolsa CAPES (2018-2019). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher (2022-2024). Foi membro da diretoria executiva do Centro de Inovação e Inteligência Artificial da UFMG (2021-2024) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) (2017-2018). É graduada em Medicina (1988), mestre em Medicina (1993) e doutora em Medicina (2002) pela UFMG, com bolsa de doutorado-sanduiche na Alemanha. Especialista em estatística pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEX) da UFMG (2008). Fez estágio sênior pós-doutoral no exterior (CAPES), na Universidade do Porto, Portugal (2011).

  • Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

    É professora titular do Departamento de Geografia no Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo atuado tanto em disciplinas a distância (de 2008 a 2014) como nas presenciais. Foi Vice-Diretora, gestão 2014-2018, e Diretora do Instituto de Geociências da UFMG, gestão 2018-2022. Atualmente está como Diretora na Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD/UFMG) e líder do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Educação Digital (NEEDED/UFMG/DGP/CNPq). Possui licenciatura e bacharelado (1984) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (Presidente Prudente, SP), mestrado (1990) e doutorado (2000) em Geografia pela Unesp (Rio Claro, SP).

  • Virgílio Augusto Fernandes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG (1973), mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutor em Ciência da Computação pela Vanderbilt University (1987). É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da Academy of Science for the Developing World (TWAS). Em 2006, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador e em 2010 a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Grão-Mestre. Em 2012, recebeu a Medalha de Honra da Inconfidência, do governo de Minas Gerais. Em 2018, foi agraciado com a Grande Medalha da Inconfidência do governo de Minas Gerais. Em 2014, recebeu o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foi Faculty Associate with the Berkman Klein Center for Internet and Society na Universidade de Harvard (2016-2018). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referencias

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Brasília, DF: CNS, 7 abr. 2016. Disponível em: https://www.ufmg.br/bioetica/cep/wp-content/uploads/2025/01/Resolucao-no-510.pdf. Acesso em: 19 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União, Brasília, DF. 15 ago. 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm. Acesso em: 19 abr. 2025.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital e altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 11 jan. 2023. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/36763658/publicacao/36765691. Acesso em 5 jun. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Portaria nº 6804, de 06 de agosto de 2024. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais. Belo Horizonte, 6 ago. 2024. Disponível em: https://ufmg.br/storage/4/7/f/c/47fc1b581d5e31935fbafca41bf82204_17230368637707_1047964146.pdf. Acesso em 5 jun. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Portaria nº 9609, de 23 de outubro de 2024. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, considerando o disposto na Portaria nº 6804, de 6 de agosto de 2024, que Instituiu a Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG. Belo Horizonte, 23 out. 2024. Disponível em: https://ufmg.br/storage/8/b/8/0/8b80b0d7e78dc29f35db83d711d599c1_17298556113812_1533086495.pdf. Acesso em 5 jun. 2025.

Publicado

2025-07-30

Número

Sección

Seção especial: IA nos processos de ensino-aprendizagem

Cómo citar

NASCIMENTO SILVA, Patrícia et al. Entrevista con la Comisión Permanente de Inteligencia Artificial de la UFMG: perspectivas en la enseñanza superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–16, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.59768. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/59768. Acesso em: 25 dec. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a