Docência no ensino superior

considerações sobre a democratização e a diversidade

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https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.42236

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Biografia do Autor

Pauliane Romano Cirilo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestra em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia também pela UFMG. Editora-chefe da Revista Docência do Ensino Superior (neste ano de 2022), da Diretoria de   Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ/Prograd/UFMG). Professora em cursos de graduação e de pós-graduação e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisadora nas áreas da educação superior, trabalho docente, formação de professores, com interesse nas áreas de metodologias de ensino, planejamento e avaliação, produção do conhecimento, comunicação e divulgação científica.

Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é membra do grupo de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES). Desde 2019, integra a comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior, exercendo a função de editora-chefe neste ano de 2022.

Patrícia Carla Oliveira Carneiro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Ciências Sociais pela UFMG e em Pedagogia pela UEMG. Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Técnica em Assuntos Educacionais da UFMG, lotada na Pró-Reitoria de Graduação/Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ). Integrante da comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior.

Referências

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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Normativa nº 14, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do "Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior". Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/programa_incluir.pdf. Acesso em: 3 nov. 2022.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

CIRILO, P. R. .; ARIOVALDO, T. C. de C. .; SILVA, P. C. O. C. . Docência no ensino superior : considerações sobre a democratização e a diversidade. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–7, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.42236. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/42236. Acesso em: 16 abr. 2024.

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Editorial

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