Experiências e rede de apoio de estudantes de Enfermagem durante o período de infecção pelo SARS-CoV-2
DOI:
https://doi.org/10.35699/2316-9389.2024.46288Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, SARS-CoV-2, Rede Social, Infecções por Coronavírus, Universidades, Teorias de EnfermagemResumo
Objetivo: apreender como estudantes de enfermagem experienciaram a infecção pelo SARS-COV-2. Método: estudo descritivo, que adotou como referencial a teoria da adaptação de Callista Roy. Os dados foram coletados entre novembro/2021 e maio/2022, mediante entrevistas remotas e presenciais, audiogravadas com 15 estudantes selecionadas por conveniência e submetidos a análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: as participantes foram todas do sexo feminino, as quais durante o período de infecção com o SARS-CoV-2, vivenciaram diferentes necessidades e para suprí-las, acionaram o modo adaptativo fisiológico, função na vida real e interdependência. A rede informal (familiares, amigos, vizinhos e membros da igreja) ofertou apoio instrumental, informacional, emocional e espiritual, sobretudo por telefone e aplicativos de mensagens. O apoio da rede formal (serviços e profissionais de saúde) foi percebido como insuficiente e, por vezes, desumano. Conclusão: a família, mesmo quando distante, constituiu a principal fonte de apoio. A atuação do sistema de saúde foi limitada à prestação de assistência pontual e repasse de orientações sobre cuidados, e considerada falha em algumas situações.
Referências
Rondini CA, Pedro KM, Duarte C dos S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças nas práxis docente. Revista Interfaces Científicas – Educação [Internet]. 2020 Set 6. [cited 2023 Mar.8];10(1):41-57. Available from: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085
Sachett JAG . Adaptação para o atendimento profissional de saúde em tempos de COVID-19: contribuições da telessaúde para o “novo normal. J. Health NPEPS [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 9º de março de 2023];5(2). Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4877
Medina MG, Giovanella L, Bousquat A, Mendonça MHM de, Aquino R. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer? Cadernos de Saúde Pública [Internet]. 2020 [cited 2020 Nov 30];36(8). Available from: https://www.scielosp.org/pdf/csp/2020.v36n8/e00149720/pt
Medeiros LP de, Souza MB da C, Sena JF de, Melo MDM. Costa JWSC, Costa IKF. Modelo de Adaptação de Roy: revisão integrativa dos estudos realizados à luz da teoria. Rev Rene [Internet]. 2015;16(1):132-140. Avaliablefrom: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324036185016
Seibel B, Falceto O, Hollist C, Springer P, Luiza C, Fernandes C, et al. Rede de Apoio Social e Funcionamento Familiar: Estudo Longitudinal sobre Famílias em Vulnerabilidade Social. Pensando Famílias [Internet]. 2017;21(1):120–36. Availablefrom: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/penf/v21n1/v21n1a10.pdf
Gaino LV, Souza J de, Cirineu CT, Tulimosky TD. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. SMAD, Rev eletrônica saúde mental álcool drog [Internet]. 2018;108–16. Availablefrom: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-979088
Barros GMM de, Valério FCEP, Silva MHFD da, Pecorelli DG, Porto VU da N, Silva L de A. Os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos estudantes. RSD [Internet]. 2021Jul.31 [citado em 2023Fev.27];10(9):e47210918307. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18307
Chinelato LA, Costa TR da, Medeiros VMB, Boog GHP, Hojaij FC, Tempski PZ, Martins M de C. WhatYouGainandWhatYouLose in COVID-19: Perceptionof Medical StudentsontheirEducation. Clinics [Internet]. São Paulo. 2020;75:e2133 Jul.10. Availablefrom: https://www.clinicsjournal.com/article/what-you-gain-and-what-you-lose-in-covid-19-perception-of-medical-students-on-their-education/ === é a mesma da referencia 8
Scott SR, Rivera KM, Rushing E, ManczakEM, Rozek CS, Doom JR. “I HateThis”: A Qualitative Analysis of Adolescents’ Self-Reported Challenges During the COVID-19 Pandemic. Journal of Adolescent Health. 2021 Feb;68(2):262–9
Jantara RD, Abreu DPG, Santana L de L, Piexak DR, Ribeiro JP, Barlem JGT. Isolamento social e solidão em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia COVID-19 [Social isolationandloneliness in nursingstudents in thecontextofthe COVID-19 pandemic] [Aislamiento social y soledad entre estudiantes de enfermeríaenel contexto de la pandemia COVID-19]. Revista Enfermagem UERJ [Internet]. 2022 Apr 12;30(1):63609. Availablefrom: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/63609/41812
Gadagnoto TC, Mendes LMC, Monteiro JC dos S, Gomes-Sponholz FA, Barbosa NG. Emotionalconsequencesofthe COVID-19 pandemic in adolescents: challen gesto publichealth. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2022;56. Availablefrom: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/MHXNTrCLNTmSLpg5TdcrGqM/?format=pdf&lang=pt
Nuuyoma V, Lauliso SS, Chihururu L. Perspectives ofnursingstudentsonchallengesof e-learningduringearlystagesofthe COVID-19 pandemic. Curationis [Internet]. 2023 Feb 1 [cited 2023 Feb 27];46(1):10. Availablefrom: https://curationis.org.za/index.php/curationis/article/view/2358/3322
Botma Y, Heyns T, Filmalter C, Nyoni C. WhatsApp as a supportstrategy for emergencynursingstudentsduringthe COVID‑19 pandemic. African Journalof Health ProfessionsEducation [Internet]. 2021 Oct 7 [cited 2023 Feb 27];13(3):176–8. Availablefrom: http://www.ajhpe.org.za/index.php/ajhpe/article/view/1172/616402
Ramos TH, Pedrolo E, Santana L de L, Ziesemer N de BS, Haeffner R, Carvalho TP de. O impacto da pandemia do novo coronavírus na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro [Internet]. 2020 Dec 30 [cited 2021 Nov 4];10(0). Availablefrom: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/4042
Polit DF. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem [recurso eletrônico]. 9. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2019.
Minayo MCS, Deslandes SF, Gomes R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Vozes; 2015. 80 p.
George JB. Teorias de Enfermagem: os fundamentos à pratica profissional. Porto alegre: Artmed, 2000
Lima HP, Arruda GO, Santos EP, Lopes SGR, Maisatto RO, Souza VS. A vivência do medo por estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Ciênc. cuid. saúde [Internet]. 2022 [citado 2023 Mar 13] ; 21: e58691. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-38612022000100213&lng=pt. Epub 15-Jul-2022. http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v21i0.58691
Pereira MD, Oliveira LC de, Costa CFT, Bezerra CM de O, Pereira MD, Santos CKA dos, et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development [Internet]. 2020 Jun 5;9(7):e652974548–8. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4548/4043
Wünsch CG, Freitas BHBM de, Rézio L de A, Gaíva MAM, Kantorski LP, Wünsch CG, et al. O CUIDADO AO JOVEM EM SOFRIMENTO MENTAL NA PANDEMIA COVID-19: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. Ciência, Cuidado & Saúde [Internet]. 2021 [cited 2023 Mar 13];20. Availablefrom: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-38612021000100404
Almeida PF de, Casotti E, Silvério RFL. Trajetórias assistenciais de usuários com COVID-19: das medidas preventivas à reabilitação. Cadernos de Saúde Pública [Internet]. 2023 Feb 17 [cited 2023 Feb 28];39. Availablefrom: https://www.scielo.br/j/csp/a/TrJWgrJ7PLLFhSjD3KQwtgh/?lang=pt
Amini S, Jalali A, Jalali R. Perceived social supportandfamilymembersofpatientswith mental disorders: A mixedmethodstudy. Frontiers in Public Health [Internet]. 2023 [cited 2023 Feb 28];11:1093282. Availablefrom: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36815153/
Adhikari S, Titus AR, Baum A, Lopez P, Kanchi R, Orstad SL, et al. Disparities in routine healthcare utilizationdisruptionsduring COVID-19 pandemicamongveteranswithtype 2 diabetes. BMC Health Services Research. 2023 Jan 16;23(1).
Braga FACO, Lins SMSB, Christovam BP, Souza OAB. Quality management in the COVID-19 pandemic: nursingactionplan. RevBrasEnferm. 2023 Feb 3;76Suppl 1(Suppl 1):e20220272. doi: 10.1590/0034-7167-2022-0272. PMID: 36753125; PMCID: PMC9897221.
Diniz EGM, Silva AM da, Nunes PHV, Franca WWM, Rocha JVR da, Silva DVSP da, et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REME-Revista Mineira de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.