Comunicação interpessoal
valorização pelo paciente oncológico em uma unidade de alta complexidade em oncologia
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140009Palavras-chave:
Comunicação, Humanização da Assistência, Serviços de Saúde, Neoplasias, Cuidados de Enfermagem, AcolhimentoResumo
A relação interpessoal entre profissional e paciente é um momento importante da assistência que oferece a ambos a oportunidade de uma comunicação clara, de modo a proporcionar uma relação mais humanizada. O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos clientes de um ambulatório de oncologia acerca da comunicação interpessoal profissional-cliente. O local de estudo foi uma unidade de alta complexidade em Oncologia do sul de Minas Gerais. Para a coleta de dados foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental nos prontuários dos pacientes. A amostra foi composta de modo intencional, por saturação de dados, e contou com 13 pacientes portadores de neoplasia cadastrados no serviço e que frequentaram o ambulatório no período da coleta de dados, aceitaram participar da pesquisa e assinaram voluntariamente o termo de consentimento livre e esclarecido. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Os dados foram analisados pela técnica de análise temática de conteúdo à luz do referencial teórico de Rogers da "Teoria Centrada no Cliente". Foram encontradas cinco grandes categorias e entre elas a importância atribuída às relações humanas no processo de equilíbrio e cura da doença. Concluiu-se que o cliente com câncer valoriza a comunicação interpessoal e atribui a ela o alívio de seus sintomas, de sua dor, angústia e a sua deficiência é um grande limitador para a assistência a ele prestada. Sugere-se a construção de relações mais centradas no cliente, além de melhorias na comunicação.Downloads
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