Rotas
procedimento comércio - emprestando a minha biografia
Palavras-chave:
Arte conceitual, Artista, DesenhoResumo
Este texto discute minha resistência inicial de assumir considerações autobiográficas como tática de construção de sentido e valor para o meu trabalho “Desenho impossível”, bem como a posterior revogação de tal atitude, elaborada no contexto do projeto ROTAS: procedimento comércio, também de minha autoria.
Referências
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Cultrix, 1975.
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 4º ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 120-136.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
FOSTER, Hal. Recodificação: arte, espetáculo, política cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996. p. 187-206.
FREITAS, Artur. Arte de Guerrilha: vanguarda e conceitualismo no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
HEINICH, Natalie. As reconfigurações do estatuto de artista na época moderna e contemporânea. Porto Arte, v. 13, n. 22, maio 2005.
TASCA, Fabíola. A Coleção da artista: desenhos possíveis. Arte Contexto, v. 3, n. 7, jul. 2015.Disponível em:<http://artcontexto.com.br/textocurto_07_fabiola_tasca.html>. Acesso em: 6 dez. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.