Perspectiva decolonial
o teatro negro em pauta
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45404Palavras-chave:
Teatro Negro, Teatro Brasileiro, Ensino de teatroResumo
O ensaio apresenta uma breve revisão da história do teatro brasileiro, indicando a presença de artistas negros e negras durante o período da colonização. Ao longo do processo de modernização da cena, tais artistas negros foram excluídos dos palcos. Ao rever a historiografia, percebe-se que o teatro negro também foi pouco
mencionado por críticos. Nas últimas décadas, vem ocorrendo um movimento por representatividade e igualdade, trazendo o teatro negro para a pauta dos debates e do ensino. Indica-se que é preciso que o teatro negro ocupe o currículo escolar de Artes, da Educação Básica e dos cursos do Ensino Superior na área de teatro.
Referências
AMKPA, Awam. Colonial Anxieties and Post-Colonial Desires: Theatre as a Space of
Translations. In: GOODMAN, Lizbeth; DE GAY, Jane. The Routledge Reader in Politics
and Performance. Londres/Nova York: Routledge, 2000. p. 116-122.
AZEVEDO, Elizabeth R. Émil(e)io Doux: trajetória de um ensaiador francês rumo aos
trópicos. In: WERNECK, Maria Helena; REIS, Ângela de Castro (org.). Rotas de teatro:
entre Portugal e Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 33-58.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Nelson. Decolonialidade e perspectiva
negra. Revista Sociedade e Estado, Brasília (UNB), v. 31, n. 1, p. 15-24, jan.-abr. 2016.
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/issue/view/467 . Acesso em:
mar. 2023.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón
(org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BOAL, Augusto; GUARNIERI, Gianfrancesco. Arena conta Zumbi. São Paulo, 1965.
BRILHANTE, Maria João. Uma aventura ligada pelo oceano: estudar as rotas de teatro entre
Portugal e Brasil. In: WERNECK, Maria Helena; REIS, Ângela de Castro (org.). Rotas de
teatro: entre Portugal e Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 7-18.
CARVALHO, Sérgio; MARCIANO, Márcio. O nome do sujeito. In: CARVALHO, Sérgio (org.).
Companhia do Latão: 7 peças. São Paulo: Cosac e Naify, 2008.
COSTA, Iná Camargo; AZEVEDO, José Fernando Peixoto. Duas histórias do teatro
brasileiro. In: Revista Vintém 3: teatro e cultura brasileira. São Paulo: Editora Hedra:
Companhia do Latão, 2000[?].
DOMINGUES, Petrônio José. Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica.
Revista África: Revista do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo
(USP), São Paulo, n. 24-26, p. 193-210, 2009. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/74041 . Acesso em: 20 mar. 2023.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Sebastião Nascimento e Raquel
Camargo. São Paulo: UBU Editora, 2020.
FERNANDES, Nanci. Os grupos amadores. In: FARIA, João Roberto (org.). História do
TeatroBrasileiro, v. 2. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC-SP, 2012. p. 57-80.
GILBERT, Helen; LO, Jacqueline. Performance and Cosmopolitics: Cross-Cultural
Transactions in Australasia. Londres: Palgrave Macmillan, 2009.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os
currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson;
GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo
Horizonte: Autêntica, 2020. p. 223-246.
LIMA, Evani Tavares. Por uma história negra do teatro brasileiro. Urdimento, Florianópolis
(UDESC), v. 1, n. 24, p. 92-104, jul. 2015. Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index . Acesso em: 21 mar. 2023.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de
Janeiro: Cobogó, 2021.
MIGNOLO, Walter D. The Idea of Latin America. Oxford: Blackwell Publishing, 2005.
NARVAES, Viviane Becker. O Teatro do Sentenciado de Abdias Nascimento. In: XXIII
ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA – História: por quê e para quem?, 23., 2016, Assis.
Anais eletrônicos […]. Assis: ANPUH-SP: UNESP, 2016. Disponível em:
http://www.encontro2016.sp.anpuh.org/site/anaiscomplementares . Acesso em: 21 set. 2021.
NASCIMENTO, Abdias do. Teatro Experimental do Negro: trajetórias e reflexões. Estudos
Avançados (IEA, USP), São Paulo, v. 18, n. 50, p. 209-224, 2004. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ea/i/2004.v18n50/ . Acesso em: 29 set. 2021.
OMOERA, Osakue Stevenson. Visando à redefinição da pauta de notícias na mídia
nigeriana para o desenvolvimento nacional. Austral: Revista Brasileira de Estratégia &
Relações Internacionais, Porto Alegre (UFRGS), v. 3, n. 5, p. 117-136, jan-jun. 2014.
Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/austral. Acesso em: 29 set. 2021.
PASSÔ, Grace. Vaga carne. Belo Horizonte: Javali, 2018.
PRADO, Décio de Almeida. Entreato Hispânico e Itálico. In: FARIA, João Roberto (org.).
História do Teatro Brasileiro, v. 1. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC-SP, 2012. p. 38-
SOUZA, Juliana Rosa de. As estruturas do racismo no campo teatral: contribuições para
pensar a branquitude e a naturalização do perfil branco na construção das personagens.
Pitágoras 500, Campinas (UNICAMP), v. 10, n. 1, p. 67-80, jan.-jul. 2020. Disponível em:
https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8658730. Acesso em: 20 mar. 2023.
VELOSO, Caetano; NABUCO, Joaquim. Noites do Norte. Rio de Janeiro: Universal Music:
AR Estúdio, 2000. 2 CDs. (2 min. 46).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elisa Belém

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.