Educação artística em Portugal

entre a tradição e a ruptura

Autori

  • Maria Teresa Torres Pereira de Eça

Parole chiave:

Educação artística, Artes - estudo e ensino

Abstract

Neste texto faço uma análise sumária da educação artística em Portugal entre a década de 1990 e os primeiros sete anos do século XXI. Enfoco aspectos da educação formal e não formal, bem como algumas tendências e questões emergentes. Faço uma abordagem mais ampla da educação artística visual, que tem tido uma grande presença no ensino formal. Destaco no ensino não formal atividades na área da educação artística integrada, que me parecem muito positivas e têm causado algum impacto no grande público. Finalmente, focalizo a necessidade da educação artística como meio de transformação social, com exemplos de pequenos grupos ligados à educação, à comunidade e ao teatro social.

Biografia autore

Maria Teresa Torres Pereira de Eça

É doutora em Educação Artística pela Universidade de Surrey Roehampton (UK). Atualmente é professora da Escola Secundária Alves Martins (Portugal) e pesquisadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia -Universidade de Évora (Portugal).

Riferimenti bibliografici

CRUZ, J. Z.; VALENTE, L.; CHARRÉU, L. A integração das artes: uma resposta educativa aos problemas do nosso tempo. In: Actas III Jornades D’História de L’Éducación Artística, Universitat de Belles Arts, Facultat de Barcelona, 1998.

Departamento do ensino básico. Currículo nacional do ensino básico: competências essenciais, 2001.

DUNCUM , P. Art education for new times. Studies in Art Education, v. 2, n. 38, p. 69-79, 1997.

EÇA, T. P. Perspectivas no ensino das artes visuais. Revista Digital Art, ano III, n. 3, abril de 2005. (http://www.revista.art.br/site-numero-03/trabalhos/ 02.htm)

EÇA, T. P.; CATARINO, E. Almoço para um amigo estrangeiro: um projecto interdisciplinar. 2 Pontos: A revista dos Professores Portugueses. Porto: Porto Editora, 2006. p. 60-61.

EÇA, T. P. 150 anos de ensino das artes visuais em Portugal. In: HERNANDEZ, F. (Ed.). IV Jornadas de Historia de la Educación Artística. Universidade de Barcelona, 2001.

HERNANDEZ, F. Educación y cultura visual. Sevilla: Morón, 1997.

HERNANDEZ, F. Para un diálogo crítico con el construtivismo psicológico. Revista Argentina de Educación, n. 24, p. 49-68, 1996.

LOPES, Emilia; TORRES, Teresa; LACERDA, Anabela. Projecto Bate lavadeira bate. Imaginar 39, set. 2002. http://www.apecv.pt/catalogo.php

PARSONS, M. J. How we understand art. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

VALENTE, L.; PEIXOTO, A.; CRAVEIRO LOPES; J. Re-encantar a formação de professores através das expressões artísticas integradas. In: NETO, António et al. Didácticas e metodologias de educação: percursos e desafios, v. 2. Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, 2003.

Pubblicato

2023-10-20

Come citare

TORRES PEREIRA DE EÇA, M. T. Educação artística em Portugal: entre a tradição e a ruptura. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 26–36, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48439. Acesso em: 13 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos - Seção temática

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.