Natureza do hipertexto no jornalismo digital para o público infantil
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.110-123Palavras-chave:
Jornalismo digital. Letramento. Hipertexto.Resumo
Com base em estudos do jornalismo digital e do hipertexto, este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção de jornalismo on-line destinado ao público infantil. Os periódicos investigados foram o jornal Folha de S. Paulo, seção “Folhinha”, no portal do referido jornal, e o jornal Estado de Minas, seção “Guri”, no “Blog do Guri”. O objetivo geral desse estudo de caso é verificar a natureza do hipertexto, nesses suplementos, a partir das características propostas por Marcuschi (2001). Além disso, pretende-se averiguar se há adequação das práticas de produção ao público-alvo, bem como ao novo ambiente e suporte de informação (o ciberespaço). Os resultados demonstram que os ambientes investigados apresentam todas as características de um hipertexto; no entanto, em grau diferente.
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