Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses

Autores

  • Daniele da Rocha Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Francisco Slomp Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.199-218

Palavras-chave:

software livre, formação de professores, fluência tecnológica digital.

Resumo

RESUMO: O artigo aborda a utilização de um sistema operacional livre e de softwares livres em um curso de formação inicial de docentes. Problematiza-se a necessidade do desenvolvimento de fluência tecnológica digital (habilidades contemporâneas, conceitos fundamentais e capacidades intelectuais) dos futuros professores para aplicação pedagógica dos principais aplicativos educacionais. Parte-se de revisão teórica conceitual, seguida de análise da proposta da disciplina “Software Livre na Educação”, ofertada nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado evidencia a disciplina como formação diferenciada que oportuniza o desenvolvimento de fluência tecnológica digital em tecnologias livres, potencializando a utilização de diferentes softwares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

PALAVRAS-CHAVE: softwarelivre; formação de professores; fluência tecnológica digital.

  

ABSTRACT: This paper approaches the use of free operational systems and softwares in a teachers’ training course. We problematize the need of developing digital and technological fluency (contemporary skills, fundamental concepts and intelectual capacities) of future teachers considering the pedagogical application of the main educational applicatives. A conceptual and theoretical review was perfomed, followed by an analysis of the “Free software in Education” course proposal, which is oferred in undergraduate teaching degrees at the Federal University of Rio Grande do Sul. The result evidences the course as a differentiated training, that allows the development of digital and technological fluency in free technologies, boosting the use of different softwares for the development of inovative pedagogical practices.

KEYWORDS: free software; training of teachers; digital and technological fluency.

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Biografia do Autor

Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Possui experiência e interesse nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias educacionais, ensino de química, educação a distância, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, fluência tecnológica e pedagógica do professor.

Sérgio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado na Faculdade de Educação e professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Informática na Educação. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Vice-Presidente da Câmara de Educação Superior deste Conselho. Foi Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) do Ministério da Educação e Presidente da Associação das Instituições de Educação Superior Públicas para a Educação a Distância (UNIREDE). Foi Pró-reitor de Graduação da UFRGS, Secretário de Educação a Distância da UFRGS, Diretor da Faculdade de Educação da UFRGS; Diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS. Exerceu o cargo de Diretor de Políticas de Educação a Distância da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem e educação superior.

Paulo Francisco Slomp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991).

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Publicado

09-12-2016

Como Citar

DA ROCHA SCHNEIDER, D.; KIELING FRANCO, S. R.; SLOMP, P. F. Software Livre na educação: uma experiência em cursos de formação docente / Free software in education: an experience in a teachers’ training courses. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, p. 199–218, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.199-218. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16736. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Software Livre Educacional

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