Uma proposta de objeto de aprendizagem para futuros tradutores: a modalização em resumos científicos em português, espanhol e francês

Autores

  • Sandra Dias Loguercio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mauren Thiemy Ito Cereser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cleci Regina Bevilacqua Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.1.43-59

Palavras-chave:

resumos científicos, modalização, objeto de aprendizagem, tradução

Resumo

RESUMO: O objeto de aprendizagem (OA) proposto aqui parte de uma investigação acerca da linguagem empregada em resumos científicos, mais especificamente da análise dos modalizadores em português, espanhol e francês. Apesar de ser considerado um gênero objetivo e mesmo “universal”, o resumo que antecede trabalhos acadêmicos é construído argumentativa e culturalmente, e a modalização, marcada nas línguas, integra essa construção, sendo de interesse, portanto, para a caracterização do gênero discursivo estudado com finalidades tradutórias e/ou pedagógicas. Neste trabalho, analisaram-se resumos da área de Linguística a partir de corpora comparáveis compostos por 100 resumos em cada uma das línguas. A análise se dividiu em três etapas: a) estudo da macroestrutura textual para familiarização com a retórica dos textos; b) análise dos corpora com o auxílio de ferramenta de extração de informação linguística; c) análise e contraste dos modalizadores mais frequentes nas línguas abordadas. Com base nas análises, foram desenvolvidas atividades didáticas a serem disponibilizadas on-line para a sensibilização do usuário tanto ao que é típico ao gênero resumo quanto às particularidades de expressão em cada língua. Espera-se que esse OA possa contribuir para a formação de tradutores, que poderão adquirir maior consciência das estratégias argumentativas utilizadas em resumos científicos, bem como desenvolver, a partir de suas próprias investigações acerca da linguagem científica, maior autonomia em suas atividades tradutórias e melhoria de suas traduções.

PALAVRAS-CHAVE: resumos científicos; modalização; objeto de aprendizagem; tradução.

 

ABSTRACT: The learning object (LO) proposed in this study is based on a research about the language used in scientific abstracts, more specifically on the analysis of modalizers in English, Spanish and French. Although being considered an objective and even universal genre, the abstract that precedes academic papers is argument-culture based and the modalization observed in the language it is written in is part of this process. Thus, modalization is important for the characterization of that discursive genre, which is analyzed through translation and/or pedagogical purposes. In this study, abstracts regarding Linguistics were analyzed based on comparable corpora composed of 100 abstracts in each of the languages above mentioned. The analysis was divided into three stages: (a) study of textual macrostructure in order to learn the texts rhetoric; (b) analysis of corpora through an extraction tool of linguistic information; (c) analysis and contrast of the most used modalizers in the languages studied. Based on these analyses, educational activities were developed aiming at making them available online in order to raise the users’ awareness of what is typical of abstracts as well as their expression particularities in each language. It is expected that this LO can contribute to translators’ academic qualification, who will be able to have a wider awareness of the argumentative strategies used in scientific abstracts, as well as to develop a greater autonomy in their translation activities and to improve their translations, based on their own investigations about the scientific language.

KEYWORDS: scientific abstracts; modalization; learning object; translation.

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Biografia do Autor

Sandra Dias Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

Mauren Thiemy Ito Cereser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela em Letras (UFRGS) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

Cleci Regina Bevilacqua, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

LOGUERCIO, S. D.; CERESER, M. T. I.; BEVILACQUA, C. R. Uma proposta de objeto de aprendizagem para futuros tradutores: a modalização em resumos científicos em português, espanhol e francês . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 1, p. 43–59, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.1.43-59. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16780. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia