Práticas educativas ambientais na formação de educadores das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25698

Palavras-chave:

Infâncias, Formação, Educadores, Linguagens, Bioecologia

Resumo

Com o foco na perspectiva sistêmica, a formação permanente dos educadores ambientais das infâncias pode apresentar uma relação multidisciplinar potente entre as linguagens e a educação das crianças. O objetivo do estudo é investigar as práticas educativas ambientais de educadores das infâncias e suas perspectivas a partir de experiências em múltiplos contextos e culturas. A pesquisa é qualitativa e tem como base teórica o entrelace de conceitos da Biologia do Conhecer e da Bioecologia do Desenvolvimento Humano. A metodologia adotada foi a Inserção Ecológica, por meio da qual o pesquisador se insere nos espaços formativos para desenhar as oficinas de comunicação e reflexão, que foram inspiradas na Comunicação Não Violenta. Para a análise da produção de informações, utilizamos a ferramenta Sobek. Os resultados evidenciam que as trajetórias educativas são mobilizadas pela possibilidade da conversa(ação). Dessa forma, a contribuição do olhar bioecológico e a proposta experiencial das práticas educativas ambientais influenciam na constituição dos educadores das infâncias.

Biografia do Autor

  • Eliane Lima Piske, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

    Doutoranda e Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande- PPGEA/FURG. Pedagoga. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Colaboradora do Centro de Referência em Apoio às Famílias- CRAF/FURG. Integrante do Grupo de Estudos Ecoinfâncias: infâncias, ambientes e ludicidade. Colaboradora do UEADSL: Plataforma de Eventos do Grupo Texto Livre pela Faculdade de Letras da Universidade de Minas Gerais.

  • Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

    Licenciada em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta no Instituto de Educação na Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Ecoinfâncias. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/ FURG. Coordenadora de Apoio Pedagógico na Secretaria de Educação a Distância - SEaD/ FURG.

  • Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ, Brasil

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica São Paulo. Psicóloga. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJCentro de Referência e Apoio às Famílias e Profissionais Sociais CRAPS/Unilasalle/Universo

Referências

ANDRADE, Ariana Camilo Leovergilio de et al. Editorial. In: 10. ANAIS do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre. [S.l.: s.n.], 2019. v. 2, p. 1–11. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/16199. Acesso em: 16 mai. 2013.

BERSCH, Ângela Adriane Schmidt et al. Programa de formação de educadores sociais na promoção da resiliência profissional. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Porto Alegre: Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente: [s.n.]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 2 out. 2020.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do Desenvolvimento Humano: Tornando os Seres Humanos mais Humanos. [S.l.]: Artmed, 2011. Tradução de André de Carvalho-Barreto. Revisão técnica de Silvia Helena-Koller.

CARVALHO, Ana M. A.; PEDROSA, Maria Isabel; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Aprendendo Com A Criança De Zero A Seis Anos. [S.l.]: Cortez, 2012.

COUTO, Zélia de Fátima Seibt do. Metadesign Educacional: A autonomia compartilhada como cultura emergente da convivência digital. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, FURG. Disponível em: https://argo.furg.br/?BDTD10732. Acesso em: 23 ago. 2020.

EPSTEIN, Daniel. Uso do Minerador de Textos Sobek como Ferramenta de Apoio à Compreensão Textual. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/178332. Acesso em: 27 ago. 2018.

GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. 2. ed. São Paulo: [s.n.], 2013.

KOLLER, Sílvia Helena; MORAIS, Normanda Araujo de; SANTOS PALUDO, Simone dos. Inserção

ecológica: um método de estudo do desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016.

MARTÍN-QUINTANA, Juan Carlos et al. Programas de Educación Parental. Psychosocial Intervention, v. 18, n. 2, p. 57–65, jul. 2009.

MATTE, Ana Cristina Fricke; PISKE, Eliane Lima. Guia prático e reflexivo do uso da internet pelo professor: evento didático. São Carlos: Pedro & João, 2020.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

MATURANA, Humberto; YÁÑEZ, Ximena Dávila. Habitar humano em seis ensaios de biologia cultural. Tradução: Edson Araújo Cabral. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução: Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2011.

MISSIO, Joana; ARPINI, Dorian Mônica. El juego en la vivencia de calle de los niños: retratos y narraciones a partir de Dibujos-Historias. Sociedad e Infancias, Universidad Complutense de Madrid (UCM), v. 2, n. 0, set. 2018. DOI: 10.5209/soci.59347. Disponível em: https://doi.org/10.5209/soci.59347.

PISKE, Eliane Lima; GARCIA, Narjara Mendes. Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre como contexto educador: o Sulear de Con-sciências. In: 9. ANAIS do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte: [s.n.], 2018. v. 1, p. 1–5. Disponível em:

http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/13838/1125611527. Acesso em: 5 out. 2020.

PISKE, Eliane Lima; NEUWALD, Mariana Costa; GARCIA, Narjara Mendes. Sustentabilidade ambiental, a ética nas e com as relações humanas e as interações afetivas: tríade necessária ás pesquisas em Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Lepidus Tecnologia, n. 1, p. 88–101, nov. 2018. DOI: 10.14295/remea.v0i1.8565. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8565.

PISKE, Eliane Lima; YUNES, Maria Angela Mattar; BERSCH, Angela Adriane et al. Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das crianças. Revista de Educação Pública, Revista de Educacao Publica, v. 27, n. 66, p. 905, set. 2018. No prelo. DOI: 10.29286/rep.v27i66.3364. Disponível em: https://doi.org/10.29286/rep.v27i66.3364.

PISKE, Eliane Lima; YUNES, Maria Angela Mattar; GARCIA, Narjara Mendes. Ambientes educativos como contextos microssistêmicos para o desenvolvimento humano nas infâncias. Itinerarius Reflectionis, Universidade Federal de Goias, v. 15, n. 3, p. 01–22, nov. 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i3.58821. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v15i3.58821.

ROSENBERG, Marshall. Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução: Mário Vilela. São Paulo: Ágora, 2006.

SILVEIRA, Simone de Biazzi Ávila Batista da et al. Inserção Ecológica: metodologia para pesquisar risco e intervir com proteção. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 29, 2009. Disponível em: www.pepsic.bvsalud.org. Acesso em: 23 ago. 2020.

Downloads

Publicado

05-10-2020

Edição

Seção

Educação e Tecnologia

Como Citar

Práticas educativas ambientais na formação de educadores das infâncias. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e25698, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.25698. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25698. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

41-47 de 47

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.