Booktubers brasileiros

canais literários de incentivo à leitura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.39079

Palabras clave:

Booktubers, YouTube, Leitura, Educação

Resumen

Booktubers são produtores de vídeos com conteúdo literário que incentivam a leitura de livros e compartilham as produções no espaço virtual do YouTube. Objetivou-se investigar os principais canais literários e o conteúdo veiculado pelos booktubers mais influentes do Brasil. Realizou-se uma pesquisa quantiqualitativa na plataforma YouTube com os descritores  "booktubers Brasil", "booktuber Brasil" e "booktubers brasileiros", para localizar canais nacionais com número de inscritos igual ou superior a 100 mil e acessar os vídeos e as estatísticas correspondentes. Os resultados revelaram seis canais – "Bel Rodrigues", "Ler antes de morrer", "Tatianagfeltrin", "Ler até amanhecer", "Vá ler um livro" e "Melina Souza" – e 18 vídeos. Verificou-se que, em conjunto, congregam 2.910.000 inscritos, com média anual de 624 postagens e de 34.783.434 visualizações. Todas as influenciadoras são mulheres jovens e brancas, que, com notável fluência verbal e corporal, resenham diferentes gêneros literários, adensados por dados históricos, jornalísticos, sociais e outros. Elementos verbo-visuais, como cenas cinematográficas, fragmentos musicais, fotografias e textos em destaque, ilustram os relatos. Conclui-se que os booktubers transformam o YouTube em um atrativo cenário de aprendizagem e de incentivo à leitura. Apesar de ter expressivo número de acesso, ainda é inacessível aos carentes de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação, João Pessoa, PB, Brasil

Doutoranda em Educação, Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes (UFPB), Licenciatura e Graduação em Enfermagem (UFPB), Graduação em Direito (UNIPE), Especializações em Enfermagem Pediátrica (UFPE), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem Saúde Materno, Neonatal e do Lactente (UFSC), Especialização em Enfermagem Obstétrica (UFMG). Enfermeira da Universidade Federal da Paraíba e enfermeira do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.

Citas

BROWDER, Laura. True crime. In: NICKERSON, Catherine Ross (Ed.). The Cambridge Companion to American Crime Fiction. [S.l.]: Cambridge University Press, jul. 2010. p. 121–134. DOI: 10.1017/ccol9780521199377.011. Disponível em: https://doi.org/10.1017/ccol9780521199377.011.

CARMEN QUILES, Marı́a del. Discurso publicitario e intertextualidad: itinerarios para la formación comunicativa del profesorado. Educação & Formação, v. 6, n. 1, e3455, jan. 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3455. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3455.

DÍAZ, Inmaculada Clotilde Santos; CALVILLO, Marı́a Juárez; IBÁÑEZ, Ester Trigo. Motivación por la lectura académica de futuros docentes. Educação Formação, Educacao e Formacao, v. 6, n. 1, e3535, jan. 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3535. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3535.

FELTRIN, Tatiana. Ligando livros e pessoas. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/user/tatianagfeltrin.

FERREIRA, Élida Paulina; SANTOS, Daiane Conceição Simões. Inovação no ensino: letramento crı́tico no smartphone em sala de aula de lı́ngua portuguesa. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 11, n. 3, p. 252–267, dez. 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.252-267. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.252-267.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. A formação do pedagogo em reflexão. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 3, p. 171–186, dez. 2021. ISSN 2177-5060, 2447-9373. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600. Acesso em: 18 out. 2022.

GARCÍA-ROCA, Anastasio. Spanish Reading Influencers in Goodreads: Participation, Experience and Canon Proposed. Journal of New Approaches in Educational Research, University of Alicante, v. 9, n. 2, p. 153, jul. 2020. DOI: 10.7821/naer.2020.7.453. Disponível em: https://doi.org/10.7821/naer.2020.7.453.

ISABELLA LUBRANO. Vá ler um livro. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/c/lerantesdemorrer.

KIRCHOF, Edgar R; SILVEIRA, Rosa Hessel. Leitura em tempos de rede: booktubers e jovens leitores/as. Revista Letras Raras, Editora da Universidade Federal de Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 55–74, dez. 2018. DOI: 10.35572/rlr.v7i3.1171. Disponível em: https://doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1171.

KRUG, Flavia Susana. O texto eletrônico e suas particularidades textuais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 12, n. 1, p. 37–47, abr. 2019. DOI: 10.17851/1983-3652.12.1.37-47. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.1.37-47.

LEITE, Tatiany. Vá ler um livro. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/channel/UCS5a1_esduzm8pczibavnmq.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da Covid-19. Educação Unisinos, v. 25, p. 1–18, set. 2021. ISSN 2177-6210. DOI: 10.4013/edu.2021.251.26. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/23128. Acesso em: 18 out. 2022.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos et al. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade, v. 42, e240176, 2021. ISSN 1678-4626. DOI: 10.1590/es.240176. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100308&tlng=pt. Acesso em: 18 out. 2022.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; VALDEGIL, Daniel de Assis; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, e325271, mar. 2021. ISSN 2675-519X. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.5271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271. Acesso em: 18 out. 2022.

OLIVA, Manuel Francisco Romero; PONCE, Hugo Heredia; JURADO, Paula Rivera. Una mirada a los clásicos en la formación inicial de maestro desde la Lectura Fácil. Educação & Formação, v. 6, n. 1, e3533, jan. 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i1.3533. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533.

OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de et al. Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, p. 8–25, 2021.

PENA, Zósimo López. El análisis multimodal del anuncio publicitario audiovisual para el aula de Lengua Castellana y Literatura en Educación Secundaria y Bachillerato. Educação Formação, Educacao e Formacao, v. 5, n. 3, mai. 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.2839. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2839.

RAMOS-NAVAS-PAREJO, Magdalena et al. uso de las TIC para la animación a la lectura en contextos vulnerables. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 240–261, out. 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25730. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25730.

RODRIGUES, Bel. Literatura, criminologia, cinema. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/c/belrodrigues.

RODRIGUES, Joici. Ler até amanhecer. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/c/lerat%c3%89amanhecer.

SILVA, Cı́cero da; GONÇALVES, Adair Vieira. Principales vertientes de los estudios de alfabetización en Brasil. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 14, n. 1, e29164, abr. 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.29164. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29164.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia, v. 31, n. 61, p. 21–44, abr. 2017. DOI: 10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44. Disponível em: https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44.

SOUZA, Leticia Oliveira de; ANSELMO, Katyanna De Brito. Saberes da docência: leitura crı́tica, emancipação humana e profissional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, Revista Praticas Educativas, Memorias e Oralidades, v. 3, n. 1, e314290, dez. 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.4290. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4290.

SOUZA, Melina. Melina Souza. [S.l.: s.n.], 2021. https://www.youtube.com/c/melinasouza01.

SOUZA MINAYO, Maria Cecı́lia de. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, FapUNIFESP (SciELO), v. 17, n. 3, p. 621–626, mar. 2012. DOI: 10.1590/s1413-81232012000300007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-81232012000300007.

TEIXEIRA, Claudia Souza; COSTA, Andressa Abraão. Movimento Booktubers: práticas emergentes de mediação de leitura / Booktubers movement: emerging practices of reading mediation. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa, v. 9, n. 2, p. 13–31, dez. 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.13-31. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.13-31.

TOMASENA, José Miguel. ¿Quiénes son los bookTubers? Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, Universidad Castilla la Mancha, v. 20, n. 2, p. 43–55, jun. 2021. DOI: 10.18239/ocnos_2021.20.2.2466. Disponível em: https://doi.org/10.18239/ocnos_2021.20.2.2466.

VIZCAÍNO-VERDÚ, Arantxa; CONTRERAS-PULIDO, Paloma; GUZMÁN-FRANCO, Marı́a-Dolores. Reading and informal learning trends on YouTube: The booktuber. Comunicar, Grupo Comunicar, v. 27, n. 59, p. 95–104, abr. 2019. DOI: 10.3916/c59-2019-09. Disponível em: https://doi.org/10.3916/c59-2019-09.

Publicado

07-11-2022

Cómo citar

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Booktubers brasileiros: canais literários de incentivo à leitura. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e39079, 2022. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.39079. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/39079. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossier 2023: Nuevos entornos educativos de la lectura: literacidad, multimodalidad y transmedialidad