Validade de conteúdo por avaliação de especialistas para medir as competências digitais de estudantes de mestrado em Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.52564Palabras clave:
Validação de instrumento, Robótica educativa, Programação, Educação InclusivaResumen
O presente estudo aborda a utilização da avaliação de especialistas como estratégia na validação de um instrumento de investigação na área educativa. O nosso objetivo foi o de validar um questionário sobre a utilização da robótica e da programação educativa em contextos de inclusão. A relevância do estudo centra-se na necessidade de ter um instrumento validado que avalie o conhecimento e o desenvolvimento das competências digitais nos alunos dos cursos de mestrado em Educação Especial, em Portugal. A metodologia adotada foi um estudo psicométrico de validade de conteúdo através da avaliação de especialistas. Os especialistas foram selecionados através da técnica do “Coeficiente de competência do perito” (Coeficiente K). A recolha e análise de dados decorreu no segundo semestre de 2023. Foram contabilizados um total de doze especialistas de Portugal na área da Educação Inclusiva, robótica e programação educativa. Os resultados apontam que o painel de especialistas que validou o questionário apresenta um Coeficiente K de elevada influência (0,84) na área de conhecimento. A avaliação global do questionário apresentou um valor de V de Aiken de 0,79. Com este estudo foi possível aferir que o questionário tem evidências suficientes de validade de conteúdo em termos de coerência, relevância e pertinência, sendo um instrumento fiável para conhecer, como a oferta formativa na área da Educação Inclusiva promove o desenvolvimento das competências digitais nos futuros docentes desta área, em Portugal.Descargas
Citas
ADAMS, K.; ALVAREZ, L.; RIOS, A.; ENCARNAÇÃO, P.; COOK, A. Big lessons from small users: What Robots Reveal about Development in Children with Disabilities. [S. l.]: University of Alberta Libraries, 2012. DOI: 10.7939/r33x83z6t. Disponível em: https://era.library.ualberta.ca/items/995b5d05-d4a6-4ada-a91b-c332dd5143c6. Acesso em: 9 out. 2024.
AIKEN, Lewis R. Content Validity and Reliability of Single Items or Questionnaires. Educational and Psychological Measurement, v. 40, n. 4, p. 955–959, dez. 1980. ISSN 0013-1644, 1552-3888. DOI: 10.1177/001316448004000419. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/001316448004000419. Acesso em: 9 out. 2024.
AIKEN, Lewis R. Three coefficients for analyzing the reliability and validity of ratings. Educational and Psychological Measurement, v. 45, n. 1, p. 131–142, 1985. ISSN 1552-3888. DOI: 10.1177/0013164485451012.
BERS, Marina U.; GONZÁLEZ-GONZÁLEZ, Carina; ARMAS–TORRES, Mª Belén. Coding as a playground: Promoting positive learning experiences in childhood classrooms. Computers & Education, v. 138, p. 130–145, set. 2019. ISSN 0360-1315. DOI: 10.1016/j.compedu.2019.04.013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131519300995. Acesso em: 9 out. 2024.
BERS, Marina Umaschi. Blocks to robots: learning with technology in the early childhood classroom. New York: Teachers College Press, 2008.
BERS, Marina Umaschi. Coding as a Playground: Programming and Computational Thinking in the Early Childhood Classroom. New York, NY: Routledge, 2017.
BERS, Marina Umaschi. Coding and Computational Thinking in Early Childhood: The Impact of ScratchJr in Europe. European Journal of STEM Education, v. 3, n. 3, p. 08, set. 2018. ISSN 2468-4368. DOI: 10.20897/ejsteme/3868. Disponível em: https://www.lectitopublishing.nl/Article/Detail/coding-and-computational-thinking-in-early-childhood-the-impact-of-scratchjr-in-europe-3868. Acesso em: 9 out. 2024.
BETANCURTH LOAIZA, Diana Paola; VÉLEZ ÁLVAREZ, Consuelo; JURADO VARGAS, Liliana. Validation and adaptation of the Fantastico questionnaire by Delphi technique. Revista Salud Uninorte, v. 31, n. 2, p. 214–227, maio 2015. ISSN 0120-5552. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0120-55522015000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=es. Acesso em: 9 out. 2024.
CABERO ALMENARA, Julio; BARROSO OSUNA, Julio. La utilización del juicio de experto para la evaluación de TIC: el Coeficiente de competencia experta. Bordón. Revista de Pedagogía, v. 65, n. 2, p. 25–38, jul. 2013. ISSN 2340-6577. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/BORDON/article/view/brp.2013.65202. Acesso em: 9 out. 2024.
CASACA, Cláudia Sofia Roque Mendes. “Crescer a Brincar” A Robótica no desenvolvimento Motor. 2018. Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor – Instituto Superior de Ciências Educativas, Odivelas. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/39496. Acesso em: 9 out. 2024.
CICCHETTI, Domenic V. Guidelines, criteria, and rules of thumb for evaluating normed and standardized assessment instruments in psychology. Psychological Assessment, v. 6, n. 4, p. 284–290, dez. 1994. ISSN 1939-134x, 1040-3590. DOI: 10.1037/1040-3590.6.4.284.
CONCHINHA, Cristina; OSORIO, Patricia; DE FREITAS, Joao Correia. Playful learning: Educational robotics applied to students with learning disabilities. In: 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE). Setubal: Ieee, nov. 2015. p. 167–171. ISBN 9781509014354. DOI: 10.1109/siie.2015.7451669. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/document/7451669/. Acesso em: 9 out. 2024.
ESCURRA MAYAUTE, Luis Miguel. Cuantificación de la validez de contenido por criterio de jueces. Revista de Psicología, v. 6, n. 1-2, p. 103–111, 1988. ISSN 2223-3733. DOI: 10.18800/psico.198801-02.008. Disponível em: https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/psicologia/article/view/4555. Acesso em: 9 out. 2024.
FERM, Ulrika M.; CLAESSON, Britt K.; OTTESJÖ, Cajsa; ERICSSON, Stina. Participation and Enjoyment in Play with a Robot between Children with Cerebral Palsy who use AAC and their Peers. Augmentative and Alternative Communication, v. 31, n. 2, p. 108–123, abr. 2015. ISSN 0743-4618, 1477-3848. DOI: 10.3109/07434618.2015.1029141. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/07434618.2015.1029141. Acesso em: 9 out. 2024.
GARCÍA, Luis; FERNÁNDEZ, Sergio J. Procedimiento de aplicación del trabajo creativo en grupo de expertos. Ingeniería Energética, v. XXIX, n. 2, p. 46–50, 2008. ISSN , 1815-5901. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=329127758006. Acesso em: 9 out. 2024.
GONZÁLEZ GONZÁLEZ, Carina Soledad. Estrategias para la enseñanza del pensamiento computacional y uso efectivo de tecnologías en educación infantil: una propuesta inclusiva: Strategies for teaching computational thinking and effective use of technologies in childhood education: an inclusive proposal. Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, n. 7, dez. 2019. ISSN 2529-9638. DOI: 10.6018/riite.405171. Disponível em: https://revistas.um.es/riite/article/view/405171. Acesso em: 9 out. 2024.
KAFAI, Yasmin B. From computational thinking to computational participation in K–12 education. Commun. ACM, v. 59, n. 8, p. 26–27, jul. 2016. ISSN 0001-0782. DOI: 10.1145/2955114. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2955114. Acesso em: 9 out. 2024.
KAFAI, Yasmin B.; BURKE, Quinn. Computational Participation: Teaching Kids to Create and Connect Through Code. In: RICH, Peter J.; HODGES, Charles B. (ed.). Emerging Research, Practice, and Policy on Computational Thinking. Cham: Springer International Publishing, 2017. p. 393–405. ISBN 9783319526911. DOI: 10.1007/978-3-319-52691-1_24. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-52691-1_24. Acesso em: 9 out. 2024.
LANDETA, Jon. El método Delphi: una técnica de previsión del futuro. Barcelona: Ariel, 1999.
LÓPEZ GUTIÉRREZ, Carlos J.; STUART RIVERO, Alexis J.; GRANADO MEJÍAS, Anairis. Establecimiento de conceptos básicos para una Educación Física saludable a través del Método Experto. Revista electrónica de investigación educativa, v. 13, n. 2, p. 22–40, jan. 2011. ISSN 1607-4041. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1607-40412011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es. Acesso em: 9 out. 2024.
LOUREIRO, Ana Claudia; MEIRINHO, Manuel; OSÓRIO, Antonio José; VALENTE TEIXEIRA, Antonio Luis. El pensamiento computacional en los marcos de competencia digital docente. Prisma Social: revista de investigación social, n. 38, p. 77–93, 2022. ISSN 1989-3469.
LOUREIRO, Ana Claudia; MEIRINHOS, Manuel. Educational robotics and programming in inclusive educational settings: a scoping review. In: 2023 International Symposium on Computers in Education (SIIE). [S. l.: s. n.], nov. 2023. p. 1–5. Issn: 2476-2172. DOI: 10.1109/siie59826.2023.10423697. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/10423697/. Acesso em: 9 out. 2024.
LOUREIRO, Ana Claudia; MIRANDA-PINTO, Maribel. Robótica educativa e codificación en contextos de inclusión: un estudio exploratório. In: LIBRO de Actas Edutec 2022. Palma de Mallorca: [s. n.], 2022. p. 688–690.
LOURENÇO, Elisabete Mesquitela dos Santos. A utilização das TIC como meio de aprendizagem da matemática com alunos com Necessidades Especiais. Jul. 2019. Trabalho de Projeto em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação Especial – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/6060. Acesso em: 9 out. 2024.
LUÍS, Cátia; ABRANTES, Ana; OLIVEIRA, Catarina; ALVES, Marisa; MARTINS, Jorge Humberto. Desenvolvimento e validação de conteúdo de um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo para crianças em idade escolar. CoDAS, v. 35, e20210146, out. 2023. ISSN 2317-1782. DOI: 10.1590/2317-1782/20212021146pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/GJBnFcpHhgjhfZMfqdwnwjR/?lang=pt. Acesso em: 9 out. 2024.
MARCÃO, Cristina Isabel Conchinha. Robots & Necessidades Educativas Especiais: O desenho de uma oficina de formação para a aplicação da robótica educativa em contexto inclusivo. Set. 2017. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/24221. Acesso em: 9 out. 2024.
MERINO-SOTO, Cesar. Coeficientes V de Aiken: diferencias en los juicios de validez de contenido. MHSalud: Revista en Ciencias del Movimiento Humano y Salud, v. 20, n. 1, p. 1–10, jan. 2023. ISSN 1659-097x. DOI: 10.15359/mhs.20-1.3. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/mhsalud/article/view/15070. Acesso em: 9 out. 2024.
NORA, Carlise Rigon Dalla; ZOBOLI, Elma; VIEIRA, Margarida M. Validação por peritos: importância na tradução e adaptação de instrumentos. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 38, abr. 2018. ISSN 0102-6933, 1983-1447. DOI: 10.1590/1983-1447.2017.03.64851. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ZLbbJxnZy9kBNpHFTmBPpKK/?lang=pt. Acesso em: 9 out. 2024.
PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1993.
PENFIELD, Randall D.; GIACOBBI JR., Peter R. Applying a Score Confidence Interval to Aiken’s Item Content-Relevance Index. Measurement in Physical Education and Exercise Science, v. 8, n. 4, p. 213–225, dez. 2004. ISSN 1091-367x, 1532-7841. DOI: 10.1207/s15327841mpee0804_3. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327841mpee0804_3. Acesso em: 9 out. 2024.
PEREIRA, Fillipe Rodrigues Santos; SÁ, Lucas Guimarães Cardoso de; SILVA, Mariana do Nascimento; SANTOS, Alice Parentes da Silva. Escala de Estratégias de Enfrentamento para Pacientes Oncológicos: Desenvolvimento de uma Medida. Psico-USF, v. 28, p. 783–797, jan. 2023. ISSN 1413-8271, 2175-3563. DOI: 10.1590/1413-82712023280410. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/nJKBnvtN4LS38RjkN74npsk/?lang=pt. Acesso em: 9 out. 2024.
PORTUGAL. Decreto-lei nº 54, de 6 de julho de 2018. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. [S. l.: s. n.], 2018.
RAMOS, José Luís Pires; ESPADEIRO, Rui Gonçalo; MONGINHO, Ricardo. Introdução à programação, robótica e ao pensamento computacional na Educação Pré-escolar e 1.o Ciclo do Ensino Básico. Necessidades de Formação de Educadores e Professores. [S. l.]: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE), 2022.
RESNICK, Mitchel; RUSK, Natalie. Coding at a crossroads. Commun. ACM, v. 63, n. 11, p. 120–127, out. 2020. ISSN 0001-0782. DOI: 10.1145/3375546. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3375546. Acesso em: 9 out. 2024.
SHEEHY, Kieron; GREEN, Ashley A. Beaming Children where they cannot go: Telepresence Robots and Inclusive Education: An Exploratory Study. Ubiquitous Learning: An International Journal, v. 3, n. 1, p. 135–146, 2011. ISSN 1835-9795. DOI: 10.18848/1835-9795/CGP/v03i01/40261. Disponível em: https://cgscholar.com/bookstore/works/beaming-children-where-they-cannot-go. Acesso em: 9 out. 2024.
SOUZA, Ana Cláudia De; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; GUIRARDELLO, Edinêis De Brito; SOUZA, Ana Cláudia De; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; GUIRARDELLO, Edinêis De Brito. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 26, n. 3, p. 649–659, jul. 2017. ISSN 1679-4974. DOI: 10.5123/s1679-49742017000300022. Disponível em: http://revista.iec.gov.br/template_doi_ess.php?doi=10.5123/S1679-49742017000300649&scielo=S2237-96222017000300649. Acesso em: 9 out. 2024.
VALENTE, José Armando. Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? Novos desafios da educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, p. 147–168, fev. 2019. ISSN 2238-1279. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5852. Acesso em: 9 out. 2024.
VENTURA-SILVA, João Miguel Almeida; SILVA MARTINS, Maria Manuela Ferreira Pereira da; TRINDADE, Letícia de Lima; FARIA, Ana da Conceição Alves; BARROS, Sónia Cristina da Costa; MELO, Ricardo Manuel da Costa; FORTE, Elaine Cristina Novatzki; RIBEIRO, Olga Maria Pimenta Lopes. Escala de avaliação dos métodos de trabalho dos enfermeiros: um estudo de validação de conteúdo. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, e20220396, fev. 2023. ISSN 0034-7167, 1984-0446. DOI: 10.1590/0034-7167-2022-0396pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Vcyx63YNbNb8VHwvVg8mGNM/?lang=pt. Acesso em: 9 out. 2024.
WILSON, Edwin B. Probable Inference, the Law of Succession, and Statistical Inference. Journal of the American Statistical Association, v. 22, n. 158, p. 209–212, jun. 1927. ISSN 0162-1459, 1537-274x. DOI: 10.1080/01621459.1927.10502953. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01621459.1927.10502953. Acesso em: 9 out. 2024.
WING, Jeannette M. Computational thinking. Commun. ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar. 2006. ISSN 0001-0782. DOI: 10.1145/1118178.1118215.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Claudia Loureiro, Pilar Ibáñez-Cubillas, Maribel Miranda-Pinto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.