Tecnologias digitais no contexto do PROEJA
uma análise cienciométrica da produção de conhecimento
Palabras clave:
Tecnologia da informação e da comunicação, Educação de jovens e adultos, Educação profissionalResumen
O uso das tecnologias digitais no contexto educacional tem sido discutido nas últimas décadas. No entanto, ainda existe uma lacuna, quando olhamos para a discussão do uso de recursos das tecnologias para o público de jovens e adultos da Educação Profissional. Com o intuito de preencher parte desta lacuna, o presente trabalho traça um perfil cienciométrico das dissertações e teses disponíveis no Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses que abordam esta temática. A busca foi realizada por meio dos descritores “tecnologias digitais” AND “PROEJA” e da combinação dos descritores “tecnologias digitais” AND “educação profissional” AND “jovens e adultos”, assim como “Tecnologia digital da informação e comunicação” AND “PROEJA”. Foram critérios de inclusão, estarem disponíveis para análise e terem como foco o estudo sobre o uso das tecnologias digitais para o público de jovens e adultos da Educação Profissional, resultando após análise nove trabalhos, que formam o corpus do estudo. O conjunto de resultados propiciaram compreender o panorama desse campo de estudos, bem como ressalta a necessidade de pesquisas envolvendo a temática tecnologias para a educação de jovens e adultos no âmbito da formação profissional.
Descargas
Citas
ALVARENGA, Mariana Monteiro Soares Crespo de; LEMOS, Suely Fernandes Coelho; NETO, Aristóteles Batista Rangel. O uso das TDIC no processo de construção do conhecimento dos estudantes do PROEJA, do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Guarus. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 52, p. 201–219, set. 2020. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6136. Acesso em: 15 jul. 2023.
BARIN, Claudia Smaniotto; MANZONI, Jairo; CORDENONSI, Adriana Zanki; MENEGATTI, Fernando; GARCIA, Tainan. Desafios do Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar – Desafios do Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica, v. 9, n. 1, 2020. Acesso em: 12 maio 2020.
BARROS, Rosiani Salviano; GUIMARÃES, André Rodrigues. A produção científica sobre o PROEJA no GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ANPEd (2007-2017). Praxis Educativa, v. 14, n. 2, p. 601–621, 2019. ISSN 18094031, 18094309. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.011. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13006. Acesso em: 29 ago. 2024.
BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE). Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6039. Acesso em: 12 maio 2023.
BRANCO, Grasielle Batista; PINTO, Marialva Moog. Levantamento das produções sobre as contribuições do uso das tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1417–1433, jul. 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.15915. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15915. Acesso em: 28 jun. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/dec_5478.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
CLEOPHAS, Maria das Graças; EVERTON, Bedin. Panorama sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) à luz das percepções dos estudantes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 399–408, ago. 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126687. Acesso em: 17 maio 2023.
GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: UM olhar sobre Paulo Freire - Congresso Internacional. Évora: [s. n.], 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes; LOPES, Aline Moraes; ANDALÉCIO, Aleixina Maria Lopes. As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas, Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, v. 24, n. 1, p. 11–30, jan. 2016. ISSN 0104-026x. DOI: 10.1590/1805-9584-2016v24n1p11.
JOAQUIM, Sivaldo; OLIVEIRA, Wilk. As percepções dos professores da educação básica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino remoto emergencial. Dez. 2021. f. 81–90. Tese (Doutorado) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. DOI: 10.22456/1679-1916.121190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121190. Acesso em: 17 maio 2023.
LEITE, Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira. PROEJA: a experiência de um grupo virtual como forma de inserção digital. 2012. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/60938. Acesso em: 14 maio 2024.
LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 49, p. 271–284, dez. 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9956. Acesso em: 18 maio 2023.
LIMA, Mércio Nascimento de. Compreensão do conceito de momento de uma força: aplicação no cálculo de estruturas na educação profissional de jovens e adultos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) – Universidade de Brasília, Brasília. Acesso em: 18 maio 2023.
LOBO, Édila Marta Miranda. Contribuições da Educação a Distância a Pedagogia da Alternância. 2012. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12210. Acesso em: 20 maio 2023.
MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 1998. DOI: 10.18225/ci.inf.v27i2.794. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/794. Acesso em: 10 abr. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (ed.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Revista e atualizada 25. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 9–29.
MINUZZI, Evelize Dorneles; COUTINHO, Renato Xavier. Produção de conhecimento sobre ensino médio integrado à educação profissional: um panorama cienciométrico. Educação em Revista, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 36, e228443, 2020. ISSN 0102-4698. DOI: 10.1590/0102-4698228443.
MORAIS, Jocasta Maria Oliveira; OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; SOUZA, Sarlene Gomes de. Contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos: uma revisão narrativa. Educação em Revista, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 39, e40514, 2023. ISSN 0102-4698. DOI: 10.1590/0102-469840514.
OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Rev. Educ. Questão, scielo, v. 60, n. 64, e–28275, abr. 2022. ISSN 0102-7735. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000200203&nrm=iso. Acesso em: 19 maio 2024.
PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos; PRADO, Edna Cristina do. A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais. Cadernos de Pós-graduação, v. 19, n. 1, p. 14–31, jul. 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.17159. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/17159. Acesso em: 10 maio 2024.
PERIPOLLI, Patrícia Zanon; BARIN, Cláudia Smaniotto. O Desenvolvimento de Competências Digitais na Educação Profissional: Relato de uma Experiência. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 46–54, 2022. DOI: 10.17921/2176-5634.2022v15n1p47-54.
PIRES, Helen Cássia Francisco; ASSIS, Maria Paulina de. O papel da mediação pedagógica: práticas educativas com a utilização das TDIC no ensino médio. Humanidades e Tecnologia (FINOM), Faculdade do Noroeste de Minas, v. 47, n. 1, p. 221–233, 2024. ISSN 1809-1628. DOI: 10.5281/zenodo.11051817. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/4827. Acesso em: 20 maio 2024.
ROBERTA DOS SANTOS MEDEIROS, Soraya; AMORIM MARTINS, Cibelle. Como possibilitar a integração do método Paulo Freire à formação de professores da EJA em pensamento computacional? Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 386–395, dez. 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121362. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121362. Acesso em: 17 maio 2023.
ROCHA, Maria das Dores Gomes da. Os letramentos do PROEJA: contribuições na formação do Técnico em Edificações do IF Sertão-PE. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Petrolina.
SANTOS, Hendy Barbosa. Ensino da retextualização por meio do uso da plataforma digital Storyboard That. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino – Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3283.
SILVEIRA, Patrícia Margela Fernandes. A produção escrita em Língua Inglesa mediada pelas tecnologias digitais no Curso Técnico de Agroindústria/PROEJA. 2021. Dissertação (Especialista) - Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas – Inglês e Espanhol – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraiba (IFPB), Cabedelo. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1163. Acesso em: 25 maio 2023.
SOUZA, Lubia Telma Garcia Wustrow. Desenvolvimento de material didático digital para apoio ao ensino de alunos maduros no PROEJA/CTISM. 2021. Dissertação (Mestre em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22245. Acesso em: 10 abr. 2023.
SPINAK, Ernesto. Indicadores cienciometricos. Ciência da Informação, Ibict, v. 27, n. 2, 1998. ISSN 0100-1965. DOI: 10.1590/s0100-19651998000200006.
STRAUSS, Anselm L.; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre e Santana: Artmed e Bookman, 2008.
TEIXEIRA, Nádia França. Metodologias de Pesquisa em Educação: Possibilidaes e adequações. Caderno Pedagógico, v. 12, n. 2, ago. 2015. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1289. Acesso em: 14 maio 2024.
VELHO, Léa; PROCHAZKA, Maria Viviana. No que o mundo da ciência difere dos outros mundos? 2003. Disponível em: https://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/mulheres/09.shtml. Acesso em: 21 mar. 2023.
VIEIRA, Darlene Ana; LEMOS, Laísse Silva; PEIXOTO, Maria Angélica. PROEJA–educação de jovens e adultos: análise bibliométrica da produção científica da base de dados Web of Science utilizado a ferramenta VOSviewer. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 45583–45598, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29412. Acesso em: 21 mar. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luane Nunes Trindade, Claudia Barin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.