Blog: via de comunicação e constituição do sujeito
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.1.1.32-38Résumé
Este artigo analisa as relações, sobretudo argumentativas, que se instauram entre enunciador e enunciatário, que nada mais são do que desdobramentos do sujeito da enunciação presente no texto “Linux no desktop e outras mesinhas...”, publicado no “blog”, www.darthbates.blogspot.com, aos 13 de junho de 2006, voltado para discussões que envolvem a usabilidade do sistema “Linux”. O objetivo é perceber como se dão as trocas entre os sujeitos e como são criados determinados efeitos de sentido com vistas a convencer o interlocutor, sejam estes efeitos de verdade ou falsidade. O fato do “blog” privilegiar um ambiente de liberdade de expressão entre os interlocutores, amplifica as estratégias discursivas que o enunciador realiza para convencer seu interlocutor.Téléchargements
Références
BARROS, D. L. P. de. Estudos do discurso. In: FIORIN, J.L. Introdução à lingüística: princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2005. 4.ed. p. 187-217.
BATES, D. Linux no desktop e outras mesinhas...[texto publicado no blog Dedo na ferida aos 13 jun. 2006]. Disponível em: www.darthbates.blogspot.com. Acesso em: 13 jun. 2008.
FIORIN, J.L. A noção de texto na Semiótica. Organon, v.9, 1995. p.163-173.
______. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996. p.32-33.
LARA, G. M. P. O que dizem da língua os que ensinam a língua: uma análise semiótica do discurso do professor de português. Campo Grande: UFMS, 2004. p. 83-97.
MATTE, A. C. F. Para quem o texto fala? A imagem do enunciatário na História sem fim. Caderno de Semiotica Aplicada, São Paulo, v.1, n.2, dez./2003. p.44-58.
PIETROFORTE, A. V. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004. p. 11-21.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.