Editorial
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.3.1.1-1Mots-clés :
Linguagem, Tecnologia, Educação, Semiótica, Sistemas de InformaçãoRésumé
A revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia traz como número de outono de 2010 (vol.3, n.o 1) cinco artigo artigos inéditos com temas bastante atuais.
Na sessão Educação e Tecnologia, a EAD é o tema principal. O artigo "A LINGUAGEM SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOS MATERIAIS IMPRESSOS DA EAD/UNITINS",de Eli Pereira da Silva, Kyldes Batista Vicente e Maria Lourdes Fernandez Gonzalez Aires, trata de uma questão pouco abordada quando se fala em EAD: o material impresso utilizado em cursos a distância. Mais especificamente, o artigo procura discutir a construção do conhecimento público a partir desse material. Na mesma seção, um trabalho versando sobre a modalidade online do ensino a distância: a questão da usabilidade é focalizada na comparação de dois softwares, um livre e outro proprietário, dedicados à construção de ambientes de aprendizagem. É nesse viés que Cleber Marques de Oliveira levanta diversos problemas e aponta soluções, em seu artigo "USABILIDADE DE DESIGN E PEDAGÓGICA A PARTIR DO OLHAR DO ALUNO EM EAD: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM".
A sessão Produção Textual e Tecnologia traz o artigo "CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA TEXTUAL PARA A ANÁLISE DA COERÊNCIA EM HIPERTEXTOS", no qual Gislaine Magnabosco performa uma análise retrospectiva de diferentes linhas teóricas de estudos do texto, com foco na Linguística Textual como contribuição para a compreensão da coerência no hipertexto.
Isabel Coimbra e Caroline Konzen Castro assinam o artigo "A EMOÇÃO NA DANÇA-TEATRO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE OS PLANOS DO CONTEÚDO E DA EXPRESSÃO", publicado na sessão Análise semiótica da comunicação, no qual as autoras analisam a dança-teatro como resultado da exploração das possibilidades semissimbólicas da relação entre os planos da expressão e do conteúdo.
Finalmente, é na sessão Linguística e Tecnologia que Helen de Oliveira Faria apresenta "AS PRÁTICAS DE CALL NO MEIO VIRTUAL DO SÉCULO XXI", cujo foco é o ensino de línguas estrangeiras na Internet e a evolução de suas práticas.
Agradeço à Comissão Editorial, aos autores e às Equipes de Formatação e Revisão pelo esforço, sem o qual teria sido impossível este lançamento!
Desejo a todos uma ótima leitura!
Ana Cristina Fricke Matte
Editora da REvista Texto Livre
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.