ATIVIDADES DIDÁTICAS IMPEDIDAS E DILEMAS DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.25380

Palavras-chave:

Ensino, Educação Física, Professores

Resumo

Partindo do pressuposto de que a atividade realizada pelos professores emerge de conflitos psíquicos subjacentes, esta pesquisa analisa as atividades didáticas impedidas ou suspendidas, bem como os dilemas de ensino na educação física. A pesquisa mobiliza um estudo multi-casos com quatro professores, no qual o método da autoconfrontação simples foi utilizado, baseando-se no referencial da Clínica da Atividade. As atividades suspendidas ou impedidas estão vinculadas à riscos conjunturais externos relativamente independentes do ensino como a fenômenos relacionados à interação entre o professor e os alunos. Assim, as atividades impedidas ou suspendidas são causadas por restrições de tempo ou de materiais, fatores climáticos, quantidade de alunos, mas também por eventos analisados pelos professores como falhas nos procedimentos didáticos empregados. Dois dilemas de ensino foram particularmente evidenciados: 1) oferecer tarefas atrativas ou tarefas efetivas para o aprendizado; e 2) dividir equipes de futebol mistas ou separadas por gênero. Além disso, os resultados mostram que a abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa favorece a compreensão das atividades didáticas impedidas e dos dilemas do ensino pelos professores contribui com o desenvolvimento profissional e permite expandir o poder de agir dos docentes.

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Biografia do Autor

Marcos Godoi, Escola Municipal Madre Marta Cerutti e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Montreal, Mestre em Estudos da Linguagem e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor na Escola Municipal Madre Marta Cerutti e professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá.

Cecilia Borges, Université de Montréal (UdeM)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Professora adjunta na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Montreal, Canadá.

Yannick Lémonie, Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM)

Doutor em Ciências Humanas e Sociais e graduado em Educação Física pela Université de Paris Est. Maître de conférences em ergonomia no Conservatoire national des arts et métiers (CNAM), em Paris.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

GODOI, M.; BORGES, C.; LÉMONIE, Y. ATIVIDADES DIDÁTICAS IMPEDIDAS E DILEMAS DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 159–177, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.25380. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/25380. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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