ATIVIDADES DIDÁTICAS IMPEDIDAS E DILEMAS DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.25380Palavras-chave:
Ensino, Educação Física, ProfessoresResumo
Partindo do pressuposto de que a atividade realizada pelos professores emerge de conflitos psíquicos subjacentes, esta pesquisa analisa as atividades didáticas impedidas ou suspendidas, bem como os dilemas de ensino na educação física. A pesquisa mobiliza um estudo multi-casos com quatro professores, no qual o método da autoconfrontação simples foi utilizado, baseando-se no referencial da Clínica da Atividade. As atividades suspendidas ou impedidas estão vinculadas à riscos conjunturais externos relativamente independentes do ensino como a fenômenos relacionados à interação entre o professor e os alunos. Assim, as atividades impedidas ou suspendidas são causadas por restrições de tempo ou de materiais, fatores climáticos, quantidade de alunos, mas também por eventos analisados pelos professores como falhas nos procedimentos didáticos empregados. Dois dilemas de ensino foram particularmente evidenciados: 1) oferecer tarefas atrativas ou tarefas efetivas para o aprendizado; e 2) dividir equipes de futebol mistas ou separadas por gênero. Além disso, os resultados mostram que a abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa favorece a compreensão das atividades didáticas impedidas e dos dilemas do ensino pelos professores contribui com o desenvolvimento profissional e permite expandir o poder de agir dos docentes.
Downloads
Referências
AMADE-ESCOT, Chantal. Épistémologies pratiques et action didactique conjointe du professeur et des élèves. Éducation et didactique, v. 13, n. 1, p. 109-114, 2019.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BOSSLE, Fabiano; MOLINA NETO, Vicente. No “olho do furacão”: uma autoetnografia em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 31, n. 1, p. 131-146, set. 2009.
CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.
CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
CLOT, Yves et al. Entretiens en autoconfrontation croisée: une méthode en clinique de l’activité. Pistes, v. 2, n. 1, p. 1-7, 2001.
CORAL, Josep; LLEIXÀ, Teresa. La enseñanza de la Educación Física mediante el enfoque educativo Clil: la resolución de los dilemas surgidos durante un proceso de investigación-acción. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1447-1472, out./dez. 2014.
DOYLE, Walter. Ecological Approaches to Classroom Management. In: EVERTSON, Carolyn; WEINSTEIN, Carol S. (Org.). Handbook of classroom management. New York/London: Routledge/Lawrence Erbaulm, 2006, p. 97-126.
DURAND, Marc. L’enseignement en milieu scolaire. Paris: PUF, 1996.
DURAND, Marc. Chronomètre et sous-vêtement. Paris: EPS, 2001.
FILLIETAZ, Laurent et al. Conceptualizing and connecting francophone perspectives on learning through and for work. In: FILLIETAZ, Laurent; BILLETT, Stephen. (Org.). Francophone perspectives of learning through work. Conceptions, traditions and Practices. London: Springer, 2015, p. 19-48.
GARIGLIO, José Ângelo; REIS, Carolina Guimarães. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 50, p. 911-936, out./dez. 2016.
GODOI, Marcos; BENITES, Larissa Cerignoni; BORGES, Cecilia. O uso da autoconfrontação simples e cruzada para analisar o ensino de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e-25071, 2019.
GOMES, Paula; SILVA, Paula; QUEIROZ, Paula. Equidade na educação. Educação Física e Desporto na Escola. Portugal: Associação Portuguesa A Mulher e o Desporto, 2000.
LÉMONIE, Yannick; ROBIN, Jean-François. Clinique de l’activité et recherche pour l’intervention en ÉPS et en Sport. In: MUSARD, Mathilde; LOQUET, Monique; CARLIER, Ghislain (Org.). Sciences de l’intervention en ÉPS et en sport: résultats de recherche et fondements théoriques. Paris: EPS, 2010. p. 87-106.
MONTAUD, Dominique; AMADE-ESCOT, Chantal. Le rapport aux œuvres en danse au collège : contrainte et autonomie du curriculum. Le cas de la monstration de la proposition dansée. Questions Vives, n. 22, p. 1-20, 2014.
MONNIER, Nathalie; AMADE-ESCOT, Chantal. L’activité didactique empêchée : outil d’intelligibilité de la pratique enseignante en milieu difficile. Revue française de pédagogie, v. 168, p. 59-73, 2009.
OLIVEIRA, Rogério Cruz; DAOLIO, Jocimar. Educação Física, prática pedagógica e não-diretividade: a produção de uma “periferia da quadra”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 71-94, abr./jun. 2014.
PAILLÉ, Pierre; MUCCHIELLI, Alex. L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Paris: Armand Colin, 2012.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2a ed. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
RIA, Luc et al. Les dilemmes des enseignants débutants: Études lors des premières expériences de classe en éducation physique. Sciences et Motricité, n. 42, p. 47-58, 2001.
RUFINO, Luiz Gustavo Bontatto. O trabalho docente na perspectiva de professores de educação física: análise de alguns fatores condicionantes e suas restrições para o desenvolvimento da prática pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1257-1270, out./dez. 2017.
SALOMÃO, Alexandre França; SEBBEN, Thiago Felipe. Experimentações culturalmente orientadas: um relato de artistagens sobre a dança na escola. In: Congresso Sul-Brasileiro de Ciências do Esporte, 8, 2016, Criciúma-SC. [Anais...] Criciúma: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2016, p. 1-21. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce-/2016sul/schedConf/presentations
SANTOS, Wagner dos et al. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p. 153-179, out./dez. 2014.
SARAIVA, Maria do Carmo. Co-educação física e esportes: quando a diferença é mito. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
SAUJAT, Frédéric. Spécificités de l’activité d’enseignants débutants et « genres de l’activité professorale ». Polifonia, Cuiabá, v. 8, n. 4, p. 1-26, 2004.
SENSEVY Gérard. Le sens du savoir. Éléments pour une théorie de l’action conjointe en didactique. Bruxelles: De Boeck, 2011.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
VIEIRA, Pollyane de Barros Albuquerque; FREIRE, Elisabete dos Santos; RODRIGUES, Gracieli Massoli. O texto escrito como recurso didático nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 929-944, out./dez. 2015.
VIEIRA, Marcos; FAÏTA, Daniel. Quando os outros olham outros de si mesmo: reflexões metodológicas sobre a autoconfrontação cruzada. Polifonia, Cuiabá, v. 7, p. 27-65, 2003.
WITTIZORECKI, Elisandro S.; MOLINA NETO, Vicente. O trabalho docente dos professores de educação física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 47-70, jan./abr. 2005.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5a ed. Porto Alegre (RS): Bookman, 2015.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.