GESTOR EDUCACIONAL

VOCÊ SABE O QUE INFLUENCIA AS ESCOLHAS PROFISSIONAIS DE SEUS ALUNOS?

Autores

  • Jacques André Grings Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Naira Kaieski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFSUL)
  • Carlos Fernando Jung Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) https://orcid.org/0000-0002-6317-8338

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.26541

Palavras-chave:

Gestor Educacional, Ensino Médio, Escolha Profissional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por finalidade compreender o que pensam os Gestores Educacionais a respeito da escolha profissional dos concluintes do Ensino Médio (EM) da região do Paranhana, RS. O presente texto utiliza como principais referenciais teóricos Soares, Luck, Melo-Silva e Lisboa. Foi elaborada e aplicada uma pesquisa com um representante – diretor, vice-diretor ou orientador pedagógico - de cada escola de EM da região. Como instrumento para a coleta dos dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, composto por perguntas do tipo abertas, sendo os dados analisados conforme metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que a percepção dos Gestores Educacionais sobre os fatores que influenciam a escolha profissional não convergem com as demandas dos alunos, que apontam a realização pessoal como fator predominante em suas escolhas. É meritório considerar que, na literatura especializada, grande parte dos estudos evidencia que o adolescente padece com o sentimento de indecisão e que a família é a que exerce maior influência em suas escolhas. Nesse aspecto, o pensamento dos Gestores Educacionais alinha-se com a literatura, haja vista que a maioria deles ratifica que o adolescente é imaturo e indeciso e, geralmente, as influências na escolha profissional são provenientes da família, dos fatores de empregabilidade e da condição econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques André Grings, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestre em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Especialista em Educação a Distância com Ênfase na Docência e na Tutoria em EAD pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Naira Kaieski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFSUL)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Sistemas de Informação pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL).

Carlos Fernando Jung, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Eletrônica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 7.ed. São Paulo: Edições, 2011.

CARVALHO, Géssika Cecília. Concepções Docentes Sobre Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Alagoas. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v. 29, n.2, p. 169-182, mai./ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19981/19738. Acesso em: 01 dez. 2020.

CERICATTO, Camila; ALVES, Cássia Ferrazza; PATIAS, Naiana Dapieve. A Maturidade para a Escolha Profissional em Adolescentes do Ensino Médio. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v.9, n.1, p.22–37, jan./jun. 2017. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/1487. Acesso em: 05 out. 2020.

CIERVO, Tassia Joana Rodrigues; SILVA, Roberto Rafael Dias da. A Centralidade das Competências Socioemocionais nas Políticas Curriculares Contemporâneas no Brasil. Revista eCurriculum, São Paulo, v.17, n.2, p.382–401, abr./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/38834. Acesso em 10 mai. 2020.

GRINGS, Jacques André; JUNG, Carlos Fernando. Fatores que influenciam na Escolha Profissional e a Importância da Orientação Vocacional e Ocupacional. Revista Espacios, Caracas, v. 38, n.15, p.12–15, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n15/a17v38n15p12.pdf. Acesso em: 13 abr. 2019.

GRINGS, Jacques André; KAIESKI, Naira; JUNG, Carlos Fernando. Fatores que Influenciam a Escolha do Curso Superior: a região do Paranhana/rs em questão. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 4, n.2, p. 64–83, abr./jun. 2018. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2450. Acesso em: 15 jun. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico de 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior de 2017.

JUNQUEIRA, Maria Luiza; MELO-SILVA, Lucy Leal. Maturidade para a Escolha de Carreira: estudo com adolescentes de um serviço-escola. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v.15, n.2, p.187–199, jul./dez. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902014000200009. Acesso em: 16 set. 2019.

LEAL, Mara de Souza; MELO-SILVA, Lucy Leal; TEIXEIRA, Maria Odília. Crenças para Lidar com Tarefas de Carreira em Estudantes do Ensino Médio. Avaliação Psicológica, Itatiba v. 14, n. 1, p.125–132, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v14n1/v14n1a15.pdf. Acesso em: 28 nov. 2018.

LEVENFUS, Rosane Schotgues. A Escolha Profissional Diante da Dessimbiotizacão. In LEVENFUS, Rosane Schotgues. Psicodinâmica da Escolha Profissional. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997. p. 97–107.

LISBOA, Marilu Diez. A Escolha Profissional Diante da Dessimbiotizacão. In LEVENFUS, Rosane Schotgues. Psicodinâmica da Escolha Profissional. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997. p. 109–122.

LISBOA, Marilu Diez. Orientação Profissional e Mundo do Trabalho: reflexão com base nas perspectivas sociológica e econômica. In LISBOA, Marilu Diez e SOARES, Dulce Helena Penna (orgs). Orientação Profissional em Ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2018. p. 112–127.

LISBOA, Marilu Diez; LEMOS, Maribel Rosa Balardin. Projeto de Vida e Orientação Profissional com Jovens Estudantes: oportunizando reflexões e ações. In LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna (orgs). Orientação Profissional em Ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2018. p. 52–77.

LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna. As diferentes Abordagens em Orientação Profissional. In LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna (orgs). Orientação Profissional em Ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2018. p. 12–28.

LUCCHIARI, Dulce Helena Soares. O que é Orientação Profissional? uma nova proposta de atuação. In LUCCHIARI, Dulce Helena Soares (org). Pensando e Vivendo a Orientação Profissional. São Paulo: Summus, 1993. p. 11–16.

LUCK, Heloisa. Liderança em Gestão Escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

LUCK, Heloisa; FREITAS, Katia Siqueira de; GIRLING, Robert; KEITH, Serry. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

MARTINS, Denise da Fonseca; NORONHA, Ana Paula Porto. Interesse profissional e características socioeconômicas de estudantes do ensino médio. Revista Psico, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 76–84, jan./mar. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4538. Acesso em: 22 mar. 2018.

MAPA DA REGIÃO DO PARANHANA, RS. Disponível em: https://www.skyscrapercity.com/threads/vale-do-paranhana-rs-as-seis-cidades-que-comp%C3%B5em-essa-micro-regi%C3%A3o.1776564/. Acesso em: 23 jan. 2018.

MASSCHELEIN, Jan; and SIMONS, Maarten. Em Defesa da Escola: uma questão Pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

OCDE. PISA 2018. Programme for International Student Assessment. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/data/2018database/. Acesso em: 18/10/2020.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções Parentais Sobre sua Participação no Desenvolvimento Profissional dos Filhos Universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v.14, v.1, p.61–72, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000100007. Acesso em: 21 set. 2018.

PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2012.

REICHERT, Claudete Bonatto; WAGNER, Adriana. Autonomia na Adolescência e sua Relação com os Estilos Parentais. Revista Psico. v.38, n.3, p.292–299, set./dez. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1496/2173. Acesso em: 23 jun. 2017.

RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; SOBRAL, Karine Martins. Trabalho, Educação e Capital: percursos históricos e impedimentos para a formação omnilateral. Revista Trabalho e Educação. v. 28, n. 2, p. 63-77, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9878/12088. Acesso em: 19 jul. 2020.

SACRISTAN, José Gimeno. O Currículo na Sociedade da Informação e do Conhecimento. In SACRISTAN, José Gimeno (org). Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 151–170.

SIMON, Herbert Alexander. Comportamento Administrativo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1970.

SOARES, Dulce Helena Penna. O Que é Escolha Profissional. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

SOARES, Dulce Helena Penna. O Ideal de Ego e o Projeto de Futuro Profissional dos Adolescentes. In LEVENFUS, Rosane Schotgues (org). Psicodinâmica da Escolha Profissional. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997. p. 79–95.

SUPER, Donald; JUNIOR, Martin Bohn. Psicologia Ocupacional. São Paulo: Atlas, 1975.

TORRES, Maria Luiza Camargos. Orientação Profissional Clínica: uma interlocução com conceitos psicanalíticos. Belo Horizonte: Autentica, 2001.

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Saberes curriculares e práticas de formação de professores para o ensino médio: problematizações contemporâneas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.46, n.1, p.1–17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100544. Acesso em: 23 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

GRINGS, J. A.; KAIESKI, N.; JUNG, C. F. GESTOR EDUCACIONAL: VOCÊ SABE O QUE INFLUENCIA AS ESCOLHAS PROFISSIONAIS DE SEUS ALUNOS? . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 155–166, 2022. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.26541. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/26541. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS