GESTOR EDUCACIONAL
VOCÊ SABE O QUE INFLUENCIA AS ESCOLHAS PROFISSIONAIS DE SEUS ALUNOS?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.26541Palavras-chave:
Gestor Educacional, Ensino Médio, Escolha ProfissionalResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por finalidade compreender o que pensam os Gestores Educacionais a respeito da escolha profissional dos concluintes do Ensino Médio (EM) da região do Paranhana, RS. O presente texto utiliza como principais referenciais teóricos Soares, Luck, Melo-Silva e Lisboa. Foi elaborada e aplicada uma pesquisa com um representante – diretor, vice-diretor ou orientador pedagógico - de cada escola de EM da região. Como instrumento para a coleta dos dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, composto por perguntas do tipo abertas, sendo os dados analisados conforme metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que a percepção dos Gestores Educacionais sobre os fatores que influenciam a escolha profissional não convergem com as demandas dos alunos, que apontam a realização pessoal como fator predominante em suas escolhas. É meritório considerar que, na literatura especializada, grande parte dos estudos evidencia que o adolescente padece com o sentimento de indecisão e que a família é a que exerce maior influência em suas escolhas. Nesse aspecto, o pensamento dos Gestores Educacionais alinha-se com a literatura, haja vista que a maioria deles ratifica que o adolescente é imaturo e indeciso e, geralmente, as influências na escolha profissional são provenientes da família, dos fatores de empregabilidade e da condição econômica.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 7.ed. São Paulo: Edições, 2011.
CARVALHO, Géssika Cecília. Concepções Docentes Sobre Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Alagoas. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v. 29, n.2, p. 169-182, mai./ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19981/19738. Acesso em: 01 dez. 2020.
CERICATTO, Camila; ALVES, Cássia Ferrazza; PATIAS, Naiana Dapieve. A Maturidade para a Escolha Profissional em Adolescentes do Ensino Médio. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v.9, n.1, p.22–37, jan./jun. 2017. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/1487. Acesso em: 05 out. 2020.
CIERVO, Tassia Joana Rodrigues; SILVA, Roberto Rafael Dias da. A Centralidade das Competências Socioemocionais nas Políticas Curriculares Contemporâneas no Brasil. Revista eCurriculum, São Paulo, v.17, n.2, p.382–401, abr./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/38834. Acesso em 10 mai. 2020.
GRINGS, Jacques André; JUNG, Carlos Fernando. Fatores que influenciam na Escolha Profissional e a Importância da Orientação Vocacional e Ocupacional. Revista Espacios, Caracas, v. 38, n.15, p.12–15, 2017. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a17v38n15/a17v38n15p12.pdf. Acesso em: 13 abr. 2019.
GRINGS, Jacques André; KAIESKI, Naira; JUNG, Carlos Fernando. Fatores que Influenciam a Escolha do Curso Superior: a região do Paranhana/rs em questão. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 4, n.2, p. 64–83, abr./jun. 2018. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2450. Acesso em: 15 jun. 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico de 2010.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior de 2017.
JUNQUEIRA, Maria Luiza; MELO-SILVA, Lucy Leal. Maturidade para a Escolha de Carreira: estudo com adolescentes de um serviço-escola. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v.15, n.2, p.187–199, jul./dez. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902014000200009. Acesso em: 16 set. 2019.
LEAL, Mara de Souza; MELO-SILVA, Lucy Leal; TEIXEIRA, Maria Odília. Crenças para Lidar com Tarefas de Carreira em Estudantes do Ensino Médio. Avaliação Psicológica, Itatiba v. 14, n. 1, p.125–132, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v14n1/v14n1a15.pdf. Acesso em: 28 nov. 2018.
LEVENFUS, Rosane Schotgues. A Escolha Profissional Diante da Dessimbiotizacão. In LEVENFUS, Rosane Schotgues. Psicodinâmica da Escolha Profissional. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997. p. 97–107.
LISBOA, Marilu Diez. A Escolha Profissional Diante da Dessimbiotizacão. In LEVENFUS, Rosane Schotgues. Psicodinâmica da Escolha Profissional. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997. p. 109–122.
LISBOA, Marilu Diez. Orientação Profissional e Mundo do Trabalho: reflexão com base nas perspectivas sociológica e econômica. In LISBOA, Marilu Diez e SOARES, Dulce Helena Penna (orgs). Orientação Profissional em Ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2018. p. 112–127.
LISBOA, Marilu Diez; LEMOS, Maribel Rosa Balardin. Projeto de Vida e Orientação Profissional com Jovens Estudantes: oportunizando reflexões e ações. In LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna (orgs). Orientação Profissional em Ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2018. p. 52–77.
LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna. As diferentes Abordagens em Orientação Profissional. In LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna (orgs). Orientação Profissional em Ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2018. p. 12–28.
LUCCHIARI, Dulce Helena Soares. O que é Orientação Profissional? uma nova proposta de atuação. In LUCCHIARI, Dulce Helena Soares (org). Pensando e Vivendo a Orientação Profissional. São Paulo: Summus, 1993. p. 11–16.
LUCK, Heloisa. Liderança em Gestão Escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
LUCK, Heloisa; FREITAS, Katia Siqueira de; GIRLING, Robert; KEITH, Serry. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
MARTINS, Denise da Fonseca; NORONHA, Ana Paula Porto. Interesse profissional e características socioeconômicas de estudantes do ensino médio. Revista Psico, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 76–84, jan./mar. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4538. Acesso em: 22 mar. 2018.
MAPA DA REGIÃO DO PARANHANA, RS. Disponível em: https://www.skyscrapercity.com/threads/vale-do-paranhana-rs-as-seis-cidades-que-comp%C3%B5em-essa-micro-regi%C3%A3o.1776564/. Acesso em: 23 jan. 2018.
MASSCHELEIN, Jan; and SIMONS, Maarten. Em Defesa da Escola: uma questão Pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
OCDE. PISA 2018. Programme for International Student Assessment. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/data/2018database/. Acesso em: 18/10/2020.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções Parentais Sobre sua Participação no Desenvolvimento Profissional dos Filhos Universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v.14, v.1, p.61–72, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000100007. Acesso em: 21 set. 2018.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2012.
REICHERT, Claudete Bonatto; WAGNER, Adriana. Autonomia na Adolescência e sua Relação com os Estilos Parentais. Revista Psico. v.38, n.3, p.292–299, set./dez. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1496/2173. Acesso em: 23 jun. 2017.
RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; SOBRAL, Karine Martins. Trabalho, Educação e Capital: percursos históricos e impedimentos para a formação omnilateral. Revista Trabalho e Educação. v. 28, n. 2, p. 63-77, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9878/12088. Acesso em: 19 jul. 2020.
SACRISTAN, José Gimeno. O Currículo na Sociedade da Informação e do Conhecimento. In SACRISTAN, José Gimeno (org). Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 151–170.
SIMON, Herbert Alexander. Comportamento Administrativo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1970.
SOARES, Dulce Helena Penna. O Que é Escolha Profissional. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
SOARES, Dulce Helena Penna. O Ideal de Ego e o Projeto de Futuro Profissional dos Adolescentes. In LEVENFUS, Rosane Schotgues (org). Psicodinâmica da Escolha Profissional. Porto Alegre: Artes Medicas, 1997. p. 79–95.
SUPER, Donald; JUNIOR, Martin Bohn. Psicologia Ocupacional. São Paulo: Atlas, 1975.
TORRES, Maria Luiza Camargos. Orientação Profissional Clínica: uma interlocução com conceitos psicanalíticos. Belo Horizonte: Autentica, 2001.
SILVA, Roberto Rafael Dias da. Saberes curriculares e práticas de formação de professores para o ensino médio: problematizações contemporâneas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.46, n.1, p.1–17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100544. Acesso em: 23 ago. 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Trabalho & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.