TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CONTAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A CARREIRA E O VENCIMENTO BÁSICO NO PERÍODO DE 2000 A 2010 / Teaching Work in the system of basic education of Contagem: an analysis about the career and the basic...
Palavras-chave:
Trabalho docente, Política Educacional, Gestão EducacionalResumo
Na última década do século XX e no inicio do XXI, no âmbito internacional, nacional e local ocorreram mudanças significativas na maneira como os Estados e os governos elaboram, implementam e avaliam as políticas públicas em todas as áreas. Com a crise do Estado de Bem-Estar Social e as reformas econômicas e políticas, a partir de objetivos e princípios neoliberais, reestruturaram as formas de produção e consumo afetando diretamente o mundo do trabalho e a educação. A ascensão de um novo paradigma de gestão pública reconfigurou o poder de Estado e reconstruiu as fronteiras entre as esferas públicas e privadas. Desta maneira, as políticas educacionais, nos anos 90 e 2000, são impactadas por esse novo ambiente político e econômico neoliberal e, assim, os sistemas públicos de educação passaram a operar em um contexto de descentralização e centralização de responsabilidades de financiamento, controle e avaliação. Assim, as transformações ocorridas nas políticas educacionais do Estado Brasileiro, nos últimos vinte anos...Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-06-19
Como Citar
DUARTE, A. R. B. TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CONTAGEM: UMA ANÁLISE SOBRE A CARREIRA E O VENCIMENTO BÁSICO NO PERÍODO DE 2000 A 2010 / Teaching Work in the system of basic education of Contagem: an analysis about the career and the basic... Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 319–320, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9295. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
RESUMOS