FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE REGULAÇÃO AVALIATIVA EXTERNA / Education, knowledge and teaching work in times of regulative external evaluation

Autores

  • José Augusto Pacheco Universidade do Minho
  • Micaela Ferreira Marques Universidade do Minho

Palavras-chave:

Globalização, Conhecimento, Trabalho docente. | Globalization, Knowledge, Work teaching.

Resumo

In this text we are discussing the knowledge, training and work teaching in an era of external evaluation from theoretical and conceptual approaches, with references to research on national research on institutional evaluation. Because globalization is a process with consequences for school, and teaching work, the issue of teaching knowledge is inserted in the context of Curriculum Studies, and Didactic, as well as. Are therefore explored the concept of teacher professional learning, curriculum governance focused on results and standards and the impasse in which they are teachers when discussing the narrowing of the curriculum and the conditions of teaching. 

___

Discute-se, neste texto, a formação, o conhecimento e o trabalho docente em tempos de avaliação externa, a partir de abordagens téorico-conceptuais, com referências a uma pesquisa sobre avaliação institucional. Porque a globalização é um processo com consequências na escola e no trabalho docente, a questão dos saberes docentes é inserida no contexto dos Estudos Curriculares e da Didática. São, assim, explorados o conceito de aprendizagem profissional docente, a governamentalidade curricular centrada em resultados e standards e o impasse em que se encontram os professores quando se discute o estreitamento do currículo e das condições do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Pacheco, Universidade do Minho

Possui doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho(2003). Atualmente é Professor do quadro da Universidade da Universidade do Minho, Membro de corpo editorial do Educação e Sociedade e Membro de corpo editorial da Contrapontos (UNIVALI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Politicas curriculares, Politicas educativas, Avaliação, Currículo, Formação de professores. 

Downloads

Publicado

2016-03-03

Como Citar

PACHECO, J. A.; MARQUES, M. F. FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE REGULAÇÃO AVALIATIVA EXTERNA / Education, knowledge and teaching work in times of regulative external evaluation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 35–55, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9429. Acesso em: 21 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS