A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR E BEM-ESTAR DOCENTE | The relationship between school management and teaching staff welfare

Autores

  • Juliana Cristina Silva Universidade La Salle, Canos, RS, Brasil
  • Gisele Bervig Martins Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9767-5674

Palavras-chave:

Bem-estar docente, Formação humana, Gestão escolar, Teacher welfare, Human formation, School management

Resumo

The article aims to verify the influence of the work of the manager in the promotion of teacher welfare. It is a qualitative research, with a case study, contextualized in the Network of a city in the South of Brazil, with managers and teachers. The methodological procedures include literature review, documentary analysis and the application of an online questionnaire. Data analysis considers Bardin (2011). The results fall on: Status and Vocational Choice by the Teaching Profession; Legal Aspects; External groups; The Manager’s Role interferes in the Emotional, Physical and Intellectual Teacher welfare and the place of the Humanistic and Motivational Dimension of School Management in teaching. It is concluded that training for school management, in addition to legal and administrative aspects, includes elements of human and motivational training.

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O artigo objetiva verificar a influência do trabalho do gestor na promoção do bem-estar docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, contextualizada na Rede de um município do Sul do Brasil, com gestores e docentes. Os procedimentos metodológicos incluem revisão de literatura, análise documental e a aplicação de questionário on-line. A análise dos dados considera Bardin (2011). Os resultados recaem sobre: Status e Escolha Vocacional pela Profissão Docente; Aspectos Legais; Grupos Externos; O Papel do Gestor interfere no Bem-estar Emocional, Físico e Intelectual docente e o lugar da Dimensão Humanista e Motivacional da Gestão Escolar na docência. Conclui-se que a formação para a gestão escolar, muito além de aspectos legais e administrativos, inclui elementos de formação humana e motivacionais.


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Biografia do Autor

Juliana Cristina Silva, Universidade La Salle, Canos, RS, Brasil

Mestra em Educação pelo Centro Universitário La Salle. Atua na gestão pedagógica da EMEF Leonel Brizola. Membro do Núcleo de Gestão de Carreira do Magistério Municipal de Canoas, conforme Portaria 1216/17. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, da Universidade La Salle, Canoas, RS

Gisele Bervig Martins, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Mestra em Educação. Atua na Rede Municipal de Ensino de Canoas, RS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, da Universidade La Salle, Canoas, RS

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão Universitária - da teoria aos modos de efetivação em diferentes contextos do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, aprovado com auxílio financeiro pelo CNPq, sob o número 443818/2014-2. É parecerista de Revistas Científicas tais como: Ciência & Saúde Coletiva; Educação, Ciência e Cultura; Diálogo Educacional; Quaestio; Museion e Cippus. Professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle - RS. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos. Vasta experiência na gestão de instituições da Rede La Salle no Brasil. Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil - Gestão 2014-2017.

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Publicado

2018-05-14

Como Citar

SILVA, J. C.; MARTINS, G. B.; FOSSATTI, P. A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR E BEM-ESTAR DOCENTE | The relationship between school management and teaching staff welfare. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 161–177, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9739. Acesso em: 8 mar. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS