TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education

Autores

  • Isabella Ferreirinha

Palavras-chave:

trabalho, Ensino fundamental, Currículo.

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa realizada com alunos egressos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O objetivo foi investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais desses sujeitos após concluírem o ensino fundamental. Nesse sentido, o tema em discussão envolve a eficiência do currículo e seu contexto histórico, geográfico e social frente a uma pequena comunidade no contexto da educação e do trabalho. Foi desenvolvido estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a 70 pessoas que concluíram o ensino fundamental numa mesma escola. Os resultados apresentaram um índice pequeno de egressos trabalhando em funções que exigem curso superior. O índice de conclusão ou andamento do curso superior não chegou à metade da amostra. Entretanto, o nível de satisfação dos respondentes em relação ao seu trabalho foi positivo.

Biografia do Autor

  • Isabella Ferreirinha
    Mestrado em Educação pela UNIVALI, Graduação em Educacao Fisica e em Administracao Pública.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 117–128, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900. Acesso em: 27 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 458

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.