TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education

Authors

  • Isabella Ferreirinha

Keywords:

trabalho, Ensino fundamental, Currículo.

Abstract

Este artigo apresenta a pesquisa realizada com alunos egressos do ensino fundamental da rede pública da cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O objetivo foi investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais desses sujeitos após concluírem o ensino fundamental. Nesse sentido, o tema em discussão envolve a eficiência do currículo e seu contexto histórico, geográfico e social frente a uma pequena comunidade no contexto da educação e do trabalho. Foi desenvolvido estudo de caso, com coleta de dados realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado a 70 pessoas que concluíram o ensino fundamental numa mesma escola. Os resultados apresentaram um índice pequeno de egressos trabalhando em funções que exigem curso superior. O índice de conclusão ou andamento do curso superior não chegou à metade da amostra. Entretanto, o nível de satisfação dos respondentes em relação ao seu trabalho foi positivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Isabella Ferreirinha

Mestrado em Educação pela UNIVALI, Graduação em Educacao Fisica e em Administracao Pública.

Published

2013-02-21

How to Cite

FERREIRINHA, I. TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Work and education: a study with egresses of the elementary education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 117–128, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8900. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS

Similar Articles

<< < > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.