TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores/as

  • Leonardo Moura Lima Calmon de Siqueira Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Laumar Neves de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-16240

Palabras clave:

Trabalho, Educação, Política Pública

Resumen

O presente artigo objetiva questionar a proposta de investimento em capital humano como uma solução para o iminente desemprego estrutural decorrente da adoção das novas tecnologias da robótica e da inteligência artificial publicada em 2018 pelo Banco Mundial. Tendo por base (1) a análise empírica do mercado de trabalho brasileiro a partir da perspectiva da evolução das credenciais educacionais da classe trabalhadora, (2) os impactos das novas tecnologias sobre o trabalho e (3) os desafios decorrentes das metamorfoses vivenciadas pela classe-que-vive-do-trabalho, o artigo conclui ser oportuna a reflexão sobre uma alternativa de política pública educacional que tenha por propósito o desenvolvimento de uma compreensão crítica da sociedade brasileira, levando em consideração não apenas a formação para o trabalho, mas, também para a atuação social e política.

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Biografía del autor/a

Leonardo Moura Lima Calmon de Siqueira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS. Graduado em Economia pela UNIFACS

Laumar Neves de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui mestrado e graduação em Economia pela UFBA. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da UNIFACS

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Publicado

2020-05-18

Cómo citar

SIQUEIRA, L. M. L. C. de .; SOUZA, L. N. de . TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NO BRASIL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 15–32, 2020. DOI: 10.17648/2238-037X-trabedu-v29n1-16240. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/16240. Acesso em: 19 may. 2024.

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