PÓS-DIPLOMA

PESSOAS EM EXERCICIOS DIFERENTES DE SUA FORMAÇÃO EM CAMPINA GRANDE – PB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.29680

Palabras clave:

Curso superior, Profissão, Desemprego, Mercado de trabalho, Telemarketing

Resumen

Com a facilidade de inserção no Ensino Superior, foi corroborado o aumento da quantidade de profissionais formados para o Mercado de Trabalho. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais fatores levaram esses profissionais a buscarem outras profissões diferentes de suas formações. Foi realizado um estudo através de questionário online, participaram da pesquisa 56 pessoas, sendo 64,3% do sexo feminino e 35,7% do sexo masculino com média de idade de 31 anos, que possuem formação de nível superior, porém não exercem sua profissão de formação. Os resultados obtidos propagam que fatores como competividade, desemprego, falta de oportunidades, falta de experiência e necessidade de remuneração são os principais obstáculos encontrados na não atuação em sua área de formação, além de um grande aumento de profissionais qualificados atuantes na área de telemarketing. Concluiu-se que as dificuldades enfrentadas fazem com que busquem por soluções alternativas afim de inserção no Mercado de Trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Letícia de Fátima Assis Ribeiro, Uninassau

Discente do Curso de Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Uninassau

Jefferson Lucas Felix Mota, Uninassau

Docente orientador, Doutor em Psicologia Social do curso de Psicologia do Centro Universitário da Uninassau

Leconte de Lisle Coelho Junior, Uninassau

Discente do Curso de Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Uninassau

Citas

ALMEIDA, J. N. Acesso e permanência de estudantes egressos da escola pública no ensino superior: um olhar crítico para as espacialidades na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sede. 2019. 233 p. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

ALMEIDA, M. A. D. Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de Ensino Superior. 2009. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, 2009.

ANTUNES, R. O mundo precarizado do trabalho e seus significados. Cadernos de Psicologia social do trabalho, v. 2, p. 55-59, 1999. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v2i0p55-59. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpst/article/view/25822. Acesso em 24 jun. 2020.

ALVES, L. S. A industrialização incentivada no Nordeste e o caso de Campina Grande-PB. 2012. 103 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2012.

AZEVEDO, C. F. Z.; DIAS, N. P. S. O desafio da inserção dos jovens no mercado de trabalho. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. Auriflama. Anais... Auriflama: Conic, 2016. p. 1-11. Disponível em: https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2016/trabalho-1000022663.pdf. Acesso em 24 jun. 2020.

BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, A. C. Trajetória Acadêmica e Satisfação com a Escolha Profissional de Universitários em Meio de Curso. Rev. bras. orientac. prof., São Paulo, v. 4, n. 1, p. 153-166, dez. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100013. Acesso em 14 jun. 2020.

BEZERRA, C. G. A experiência de sofrimento em estudantes de Ciências e Tecnologia da UFRN sob o enfoque fenomenológico-existencial. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2016.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Divulgação Especial Medidas de Subutilização da Força de Trabalho no Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro. 2020.

BRUSCHINI, M. C. A. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 537-572, set./dez. 2007. https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742007000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/KybtYCJQvGnnFWWjcyWKQrc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 11 nov. 2020.

CAVAIGNAC, M. D. Precarização do trabalho e operadores de telemarketing. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais. Perspectivas, v. 39, p. 47-74 jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/4752. Acesso em 30 jun. 2020.

CURA, M. L. A. D.; RODRIGUES, A. R. F. S. P. Satisfação profissional do Enfermeiro. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 7, n. 4, p. 21-28, out. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/CR8DLGZTCTFrLvz77n9m9Xr/abstract/?lang=pt. Acesso em 30 set. 2020.

DAOLIO, C. C.; NEUFELD, C. B. Intervenção para stress e ansiedade em pré-vestibulandos: Estudo piloto. Rev. bras. orientac. prof,, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 129-140, jul./dez. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902017000200002. Acesso em 24 set. 2020.

de FARIA, R. R.; WEBER, L. N. D.; TON, C. T. O estresse entre vestibulandos e suas relações com a família e a escolha profissional. Psicol. Argum., Curitiba, v. 30, n. 68, p. 43-52, jan./març. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19893/19193. Acesso em 24 set. 2020.

GUIMARÃES, R. F.; GOULART, I. B. Flechados em pleno vôo: estudo sobre impactos psicossociais e identitários que a dificuldade de inserção profissional imprime em jovens recém-graduados no Ensino Superior. In: XXXII REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA. 2002, Brasília. Anais... Ribeirão Preto: SBP, 2002. p. 99.

LOPES, S. O desemprego de indivíduos com formação superior: a emigração como uma possível solução. 2013. 135 p. Dissertação (Mestrado em Economia) Faculdade de Economia, Universidade do Porto. Porto, Portugal. 2013.

MARTINS, A. C. P. Ensino Superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 17, p. 04-06. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acb/a/8jQH56v8cDtWGZ8yZdYjHHQ/?lang=pt. Acesso em 30 jun 2020.

MARTINS, A. C. O. As causas do desemprego dos jovens no Brasil são semelhantes às observadas no mundo? São Paulo: ACDEO, 2017. 150 p.

MATTOS, V. B. Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho. Alongamento da Escolaridade e Alternativa ao Desemprego. São Paulo: Xamã. 2011. 135 p.

MORIN, E. M. Os sentidos do trabalho. RAE-revista de administração de empresas, v.41, n. 3, 8-19, 2001. Disponível em: https://rae.fgv.br/rae/vol41-num3-2001/sentidos-trabalho. Acesso em: 25 jun 2020.

NEIVA, K. M. C. et al. Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de alunos do ensino médio. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1-14, jun. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902005000100002. Acesso em: 04 fev 2020.

OLIVEIRA, J. A. Fazendo a vida fazendo unhas: uma análise sociológica do trabalho de manicure. 2014. 285 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociologia), Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Tradução: Carla F. M. P. Vercesi. 12 ed. Porto Alegre: Artmed. 2013. 800 p.

PERUZZO, A. S.; CATTANI, B. C.; GUIMARÃES, E. R.; BOECHAT, L. D. C.; ARGIMON, I. D. L.; SCARPARO, H. B. K. Estresse e vestibular como desencadeadores de somatizações em adolescentes e adultos jovens. Psicol. Argum., Curitiba, v. 26, n. 55, p. 319-327, set./dez. 2008.

Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20003/pdf. Acesso em 01 jun 2020.

PIMENTEL, R. G. E agora, José?: jovens psicólogos recém-graduados no processo de inserção no Mercado de Trabalho na região da Grande Florianópolis. 2007. 93 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. 2007.

SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, v. 10, n. 1, p. 57-66. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/qBqcryfLqbvsnf7y6HkXNrv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jul 2020.

SARDI, S. I. V.; SAGATIO, S. G. Orientação profissional: Limites e possibilidades para uma prática possível na escola. Curitiba: Seduc/Pr. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1426-8.pdf. Acesso em: 03 out 2020.

SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013. Disponível em: https://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol7_n1_2013/3_a_importancia_da_pratica_estagio.pdf. Acesso em: 10 ago 2020.

SONNTAG, A. A. Call center próprio ou terceirizado: comparações utilizando simulações com sistemas dinâmicos. 2008. 98 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) Faculdade de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília, Brasília, DF. 2008.

SUÁREZ, A. S. Crise de identidade na adolescência: breve análise e implicações para a práxis religiosa segundo a teoria de Erik Erikson. Acta Científica, v. 2, n. 9, 31-38. 2005. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/acch/article/view/492. Acesso em: 21 ago 2020.

SILVA, P. P.; HELOANI, J. R. M. A expansão do ensino superior e seu novo aluno. In: X SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL, 2015, Campinas. Anais... Jundiaí: Poliset, 2015. v. 1. p. 135-142.

SILVA, T. S. Expectativas de carreira e experiências de inserção no Mercado de Trabalho: estudo com formandos e egressos do curso de Administração. 2015. 95 p. Dissertação, (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) Departamento de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Tabauté, Tabauté, SP. 2015.

WALCHEKE, J.; WOLTER, R. Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 4, p. 521-526, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/bdqVHwLbSD8gyWcZwrJHqGr/?lang=pt. Acesso em: 30 jul 2020.

WOLECK, A. O trabalho, a ocupação e o emprego: uma perspectiva histórica. Revista de Divulgação Técnico-científica do Instituto Catarinense de Pós-Graduação, Florianópolis, v. 1, p. 33-39, 2002.

Publicado

2022-02-03

Cómo citar

RIBEIRO, L. de F. A.; MOTA, J. L. F. .; COELHO JUNIOR, L. de L. PÓS-DIPLOMA: PESSOAS EM EXERCICIOS DIFERENTES DE SUA FORMAÇÃO EM CAMPINA GRANDE – PB. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 103–113, 2022. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.29680. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/29680. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS