EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL

CONTRADIÇÕES DO COMPLEXO EDUCATIVO NA SOCIEDADE DE CLASSES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.40622

Palabras clave:

Educação, Sociedade de Classes, Crise Estrutural

Resumen

As reflexões realizadas no presente trabalho têm como fundamentação a filosofia marxista. Com base nos construtos teóricos e metodológicos ancorados no materialismo histórico dialético tecemos considerações acerca da educação imersa na sociedade capitalista, no intuito de refletir sobre o papel histórico do complexo educativo dentro da sociedade de classes, bem como as contradições que permeiam a educação. O movimento dialético realizado neste trabalho se inicia com um esforço intelectual para compreender o fenômeno educacional em suas múltiplas dimensões, de modo que para tal feito, o método histórico dialético marxista foi utilizado para entender as problemáticas estruturais que cercam o complexo educacional. A concepção marxista de que só é possível compreender o fenômeno a partir da gênese resulta em breves apontamentos sobre a origem das contradições históricas da educação e sobre a crise estrutural como reflexo da decadência do capitalismo como modelo social. O debate e diálogo com obras marxianas e lukacsianas, bem como com importantes intérpretes marxistas permitem realizar reflexões sobre as possibilidades de articulação no campo da educação e em relação a potencialidade do complexo educacional diante dos entraves do capitalismo. A luta por uma educação crítica, que de fato consiga concretizar e levar para a classe trabalhadora a arte, a cultura e o conhecimento científico para a construção de um projeto de sociedade que ultrapasse os limites impostos pela sociedade capitalista.

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Biografía del autor/a

Layslândia de Souza Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Educação e Ensino pelo Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE - 2021). Professora Efetiva da Rede Pública de Educação Básica do município de Quixadá, no estado do Ceará

Maria Escolástica de Moura Santos , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC (2017); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2004). É Professora Adjunta II da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE, área de Fundamentos Históricos e Culturais da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/UFPI, linha Formação Humana e Processos Educativos

Lailton de Souza Santos , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). Mestre em Educação e Ensino pelo Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE - 2021). Coordenador Pedagógico da Rede Pública de Educação Básica do município de Ocara, no estado do Ceará. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018)

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Publicado

2023-01-24

Cómo citar

SANTOS, L. de S.; SANTOS , M. E. de M. .; SANTOS , L. de S. . EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL: CONTRADIÇÕES DO COMPLEXO EDUCATIVO NA SOCIEDADE DE CLASSES. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 130–145, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.40622. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/40622. Acesso em: 17 jul. 2024.

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