SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: A ESCOLA E O VERSO/REVERSO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS / Knowledge society: the school and back/rev of contemporary challenges

Autores/as

  • Cezar Luiz De Mari UFV

Palabras clave:

Escola, Conhecimento, Sociedade do Conhecimento

Resumen

Buscamos analisar o fenômeno chamado sociedade do conhecimento e sua vinculação com a escola a partir de documentos e fontes bibliográficas. Compreendemos que a escola se constitui como instituição estratégia em cada sociedade na legitimação dos valores, símbolos e concepções consideradas válidas. De outra forma, a própria escola exerce um papel contraditório em absorver e universalizar interesses particulares como expressões sociais manifestadas neste estudo na sua relação com o ideário sociedade do conhecimento. Concluímos com a ideia de que a formação escolar não se resume à ampliação do acesso às TICs, e tampouco na absorção acrítica de ideários passageiros, mesmo que as tendências de cada período busquem enquadrá-la dentro do que compreendem como válido. Reafirmamos o trabalho como princípio educativo e como mediação da subjetividade e da objetividade social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cezar Luiz De Mari, UFV

Professor da Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de filosofia, educação e política educacional. Membro dos grupos de pesquisa Educação e Trabalho/UFOP e Educação e meio ambiente/UFV.

Publicado

2012-03-01

Cómo citar

DE MARI, C. L. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: A ESCOLA E O VERSO/REVERSO DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS / Knowledge society: the school and back/rev of contemporary challenges. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 71–82, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8721. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

<< < > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.