O QUE HÁ DE NOVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Autores/as

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes Faculdade de Educação / USP

Palabras clave:

Educação profissional, Políticas públicas, Sindicatos

Resumen

O artigo se propõe analisar as novas demandas de educação do Brasil. Nesta perspectiva, discute, em primeiro lugar, a significação de "novo" na noção de "nova institucionalidade" de educação profissional no país. Em seguida, são analisadas as políticas públicas de educação para o trabalho, e, na domínio das ações patronais, as mudanças institucionais e o modelo de formação do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Finalmente, o texto discute a presença de "novos atores" na promoção da educação profissional, especificamente os trabalhadores e suas organizações sindicais.

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Cómo citar

MORAES, C. S. V. O QUE HÁ DE NOVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 8, p. 13–45, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9183. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS

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