A DIMENSÃO POLÍTICA DA ESCOLA EM GRAMSCI E HANNAH ARENDT: UMA TENTATIVA DE ARTICULAÇÃO COM A DEMOCRACIA / Politics school the dimension in Gramsci and Hannah Arendt: an attempt of joint with the democracy

Auteurs

  • Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues UPE

Mots-clés :

Educação

Résumé

A teoria da educação e a tradição do pensamento pedagógico estão inseridos num conjunto de idéias e abordagens que atribuem à escola em particular, alguns aspectos fundamentais do ato educativo, tais como: princípios, finalidade, práticas e estratégias pedagógicas. Esse conjunto de idéias encontra-se hoje ordenado sob diferentes perspectivas, entre as quais, os de tradição idealista que deram origem a outras concepções, como o racionalismo de René Descartes, o naturalismo (Rousseau), o idealismo alemão (Kant), a fenomenologia e o existencialismo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2010-05-24

Comment citer

RODRIGUES, L. A. R. A DIMENSÃO POLÍTICA DA ESCOLA EM GRAMSCI E HANNAH ARENDT: UMA TENTATIVA DE ARTICULAÇÃO COM A DEMOCRACIA / Politics school the dimension in Gramsci and Hannah Arendt: an attempt of joint with the democracy. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 13–30, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8584. Acesso em: 19 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

> >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.