CRISE DA ESCOLA E OS DISPOSITIVOS DE COMPENSAÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES / The bad moment of school and the theachers identity change

Auteurs

  • José Alberto Correia Universidade do Porto

Mots-clés :

Educação, Crise na escola

Résumé

Na realidade, se no plano político tem-se assistido à uma tendência para que o professor deixe de ser o principal sujeito do funcionamento do sistema, para se tornar seu elo mais fraco, no campo da produção de narrativas científicas em educação. Além dessa posição, constata-se a existência de outra que, paradoxalmente, se contrapõe à primeira, pois, considera o professor como o principal lócus pela produção das suas práticas profissionais. Assim, esse discurso exaltante do professor que põe em destaque a sua capacidade inventiva, o seu envolvimento afectivo e a sua capacidade de produzir saberes profissionais particularmente complexos; essa posição é contemplada por um importante conjunto de trabalhos de investigação que procuram colocar o professor como intelectual
reflexivo e estão centradas em torno de preocupações relacionadas com o pensamento e a prática do professor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2010-05-24

Comment citer

CORREIA, J. A. CRISE DA ESCOLA E OS DISPOSITIVOS DE COMPENSAÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES / The bad moment of school and the theachers identity change. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 31–52, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8585. Acesso em: 20 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles similaires

<< < > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.