IMPLANTAÇÃO E CONDUÇÃO DE POVOAMENTOS DE EUCALIPTO EM PROPRIEDADES RURAIS NA REGIÃO DE MONTES CLAROS - MG: UMA ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA
Abstract
Com o crescimento dos plantios florestais em pequenas e médias propriedades rurais da região Norte de Minas Gerais, surge necessidade de se estudar a viabilidade econômica da cultura de eucalipto, caracterizando o objetivo do presente estudo. O cálculo da viabilidade econômica foi efetuado através dos fluxos de caixa das possibilidades de venda de madeira em pé, lenha no pátio da empresa compradora e carvão vegetal com o corte da floresta em cinco, seis e sete anos, que considerou os custos e despesas referentes ás etapas de plantio, manutenção, corte e comercialização dos produtos e subprodutos madeireiros para o produtor individual e para a contratação da empresa especializada em implantação de projetos florestais. O método de análise utilizada para a determinação da viabilidade econômica foi o Valor Presente Líquido. Calculou-se ainda o Ponto de Equilíbrio da produção da floresta para o conhecimento da produção necessária para que os custos do investimento sejam pagos e o Valor Anual Equivalente para inferir o retorno anual do investimento. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a cultura de eucalipto somente é viável em algumas opções de venda e ano de corte da floresta.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The Copyright for articles published in this journal follow authorship. The articles are open access, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
The journal reserves the right to make regulatory, orthographic and grammatical changes in the originals, with the aim of maintaining the standard language and the credibility of the vehicle. It will respect, however, the writing style of the authors.
Changes, corrections or suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, when necessary. In such cases, the articles, once appropriate, should be submitted for further consideration.
The opinions issued by the authors of the articles are their sole responsibility.