Desenvolvimento de desidratador solar de alimentos com sistema de aquisição de dados em plataforma Arduino
Keywords:
Fonte renovável. Microcontrolador. Sensor de temperatura. Sensor de umidade.Abstract
A desidratação é um importante processo no âmbito da conservação de alimentos. Nesta operação o calor pode ser oriundo de diversas fontes, como exemplo a energia solar, que é uma fonte gratuita e abundante em vários locais. Sabendo que as condições de controle da desidratação ao sol são complexas, o presente trabalho objetivou desenvolver um desidratador solar com sistema de aquisição e armazenamento de dados em tempo real para temperatura e umidade, utilizando um microcontrolador para o monitoramento do processo de secagem. Para o acompanhamento da temperatura foram empregados quatro sensores LM35 e para umidade o sensor de umidade e temperatura DHT03. Para avaliação do equipamento desenvolvido, este foi exposto a luz solar no período de 10:00h às 14:00h com coleta de dados a cada 30 minutos. O desidratador obteve uma média de temperatura de 59,7°C±1,89 e média de umidade de 26,3%±6,67 que está dentro dos valores de temperatura e umidade recomendadas para o processo de secagem. O sistema desenvolvido permitiu o monitoramento do processo de desidratação. Tendo em vista que é um processo sustentável e de baixo custo, pode ser facilmente implantado por produtores rurais e pequenas agroindústrias.Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The Copyright for articles published in this journal follow authorship. The articles are open access, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
The journal reserves the right to make regulatory, orthographic and grammatical changes in the originals, with the aim of maintaining the standard language and the credibility of the vehicle. It will respect, however, the writing style of the authors.
Changes, corrections or suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, when necessary. In such cases, the articles, once appropriate, should be submitted for further consideration.
The opinions issued by the authors of the articles are their sole responsibility.


