Avaliação econômica e produtiva dos sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta
Keywords:
Produção sustentável. Recuperação de pastagem. Viabilidade financeira.Abstract
Com o crescimento da população mundial existe uma maior demanda por alimentos. A necessidade de investimentos em tecnologia em busca de maior produtividade sem efeito negativo sobre o meio ambiente é inquestionável. Sistemas integrados como a integração lavoura pecuária e integração lavoura pecuária floresta são sistemas conservacionistas e sustentáveis que ganham destaque no cenário nacional uma vez que reduzem o risco financeiro e produtivo no setor agropecuário sem causar danos a natureza. A intensificação do uso da terra em áreas agrícolas e o aumento da eficiência dos sistemas de produção com a integração lavoura pecuária e lavoura pecuária floresta podem contribuir para aumento da produtividade do rebanho, encurtar o ciclo de produção, através da diversificação e rotação das atividades de agricultura, pecuária e floresta, com benefícios para ambas, como melhoria das propriedades físicas do solo; quebra do ciclo de pragas e doenças; redução dos riscos econômicos pela diversificação das atividades, redução de custos na preparação e na renovação de pastagens em processo de degradação, além de contribuir para uma parcela significativa da mitigação de gases do efeito estufa no Brasil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The Copyright for articles published in this journal follow authorship. The articles are open access, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
The journal reserves the right to make regulatory, orthographic and grammatical changes in the originals, with the aim of maintaining the standard language and the credibility of the vehicle. It will respect, however, the writing style of the authors.
Changes, corrections or suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, when necessary. In such cases, the articles, once appropriate, should be submitted for further consideration.
The opinions issued by the authors of the articles are their sole responsibility.