As metas educacionais como eixos articuladores dos Relatórios do Desenvolvimento humano da ONU

Autores

  • Maria José de Rezende Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Educação, desenvolvimento humano, desigualdades, pobreza.

Resumo

Através de uma pesquisa documental, esta análise detectou que as propostas, feitas aos Estados nacionais no campo educacional, dão o norte das ações sugeridas tanto antes como depois da Declaração do Milênio subscrita por 191 países em setembro de 2000. Verifica-se que os três pilares (renda, longevidade e educação) do Índice do Desenvolvimento Humano aparecem interligados no interior dos RDHs. Todavia, fica demonstrado que os déficits educacionais, o não-acesso aos bancos escolares, as taxas de analfabetismos, a não-universalização da educação para homens e mulheres acabam por destruir qualquer possibilidade de melhoria da renda e da longevidade. Por isso, o desenvolvimento humano é mostrado como inteiramente dependente dos avanços educacionais. Sem eles não há avanços em quaisquer outras áreas.

Biografia do Autor

  • Maria José de Rezende, Universidade Estadual de Londrina
    Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora de Sociologia na UEL. Membro do Laboratório de Ensino, pesquisa e extensão da UEL.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As metas educacionais como eixos articuladores dos Relatórios do Desenvolvimento humano da ONU. (2023). Educação Em Revista , 28(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21046

Artigos Semelhantes

1-10 de 268

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.