AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, adolescência, comportamento, inteligência

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado uma desordem do neurodesenvolvimento, caracterizada pela dificuldade de relacionamento interpessoal, cerca de 1% da população é diagnosticada com este transtorno em algum nível. A presente revisão investiga como se caracterizam, entre os anos de 2010 e 2020, as publicações científicas nacionais e internacionais de língua espanhola e portuguesa sobre transtorno do espectro autista na adolescência. Tem como objetivo geral conhecer o que a literatura dos últimos cinco anos apresenta sobre o TEA na adolescência e como objetivos específicos identificar, sintetizar e analisar a produção acadêmica nacional e internacional no idioma espanhol e português sobre adolescentes com TEA. Adota metodologia qualitativa com revisão integrativa de literatura nas bases de dados virtuais BVS, Scielo, Lilacs; Medline e PubMed, utilizando os descritores transtorno do espectro autista, autismo, transtorno autístico, adolescência e adolescente. Delimita os artigos com ênfase no comportamento e inteligência de adolescentes autistas. Tem como resultado nove artigos identificados, sistematizados e analisados. Conclui que existem diferentes olhares sobre o autismo na adolescência e como ponto comum a preocupação com os aspectos relacionados ao comportamento, as habilidades de comunicação e a autonomia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Senhora, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia com licenciatura pela Unioeste/Cascavel. Doutorado em Ciências na Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP-RP; Mestrado em Educação pela PUC-PR. Especialização em Administração Hospitalar, São Camilo - SP; Especialização em Adolescência, PUC-PR; Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino na Unioeste/Foz do Iguaçu. Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva em Enfermagem e é líder do grupo de pesquisa Ensino, pesquisa e prevenção das violências e vulnerabilidades (GEPENSE). Autora dos livros: Dinâmica de grupo para Adolescentes, Violência Escolar: políticas públicas e práticas educativas em Foz do Iguaçu; Perfil do Adolescente e Jovem na Tríplice Fronteira; Violência envolvendo adolescentes na Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina; coautora do livro Adolescentes: uma abordagem multidisciplinar; Com experiência e pesquisas na área de Ensino; Enfermagem e Licenciatura; Adolescência; Violências.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos