AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, adolescência, comportamento, inteligênciaResumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado uma desordem do neurodesenvolvimento, caracterizada pela dificuldade de relacionamento interpessoal, cerca de 1% da população é diagnosticada com este transtorno em algum nível. A presente revisão investiga como se caracterizam, entre os anos de 2010 e 2020, as publicações científicas nacionais e internacionais de língua espanhola e portuguesa sobre transtorno do espectro autista na adolescência. Tem como objetivo geral conhecer o que a literatura dos últimos cinco anos apresenta sobre o TEA na adolescência e como objetivos específicos identificar, sintetizar e analisar a produção acadêmica nacional e internacional no idioma espanhol e português sobre adolescentes com TEA. Adota metodologia qualitativa com revisão integrativa de literatura nas bases de dados virtuais BVS, Scielo, Lilacs; Medline e PubMed, utilizando os descritores transtorno do espectro autista, autismo, transtorno autístico, adolescência e adolescente. Delimita os artigos com ênfase no comportamento e inteligência de adolescentes autistas. Tem como resultado nove artigos identificados, sistematizados e analisados. Conclui que existem diferentes olhares sobre o autismo na adolescência e como ponto comum a preocupação com os aspectos relacionados ao comportamento, as habilidades de comunicação e a autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.