ENTRE EIXOS: FILOSOFIA NO ENEM A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN+)

Autores

Palavras-chave:

Filosofia no ensino médio, Exame nacional do ensino médio (Enem), referenciais curriculares, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN )

Resumo

Este artigo analisa os eixos temáticos que as Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) apresentam para a filosofia no ensino médio, de forma a verificar como esses eixos se materializaram em situações-problemas em itens de filosofia ao longo da história do Enem. Através de uma análise da evolução de quantitativo e cobertura de itens de filosofia ao longo das edições do exame, este artigo ilustra alguns desafios e possibilidades que o exame oferece à implementação de referenciais curriculares. Tal discussão é particularmente importante neste momento em que se pensa na construção de um novo Enem a partir do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente considerando a ênfase que os PCN+, o Enem bem como a BNCC e a lei do Novo Ensino Médio dão a conceitos como integração, interdisciplinaridade e autonomia com forma de superar a fragmentação, seja entre conhecimentos, seja entre sujeitos, seja entre teoria e prática. Ao final, apresento algumas indicações sobre como essas reflexões contribuem para sinalizar pontos de atenção em relação à presença da filosofia no exame a partir de sua iminente reformulação a partir da BNCC.

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Biografia do Autor

Ester Macedo, Inep/UnB

Pós-doutora em Estudos Comparados em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2019) e em Filosofia Antiga junto à Cátedra da Unesco Archai, com sede na Universidade de Brasília (2012). Doutora em Teorias e Políticas Educacionais/Filosofia da Educação pela Universidade de Toronto/Ontario Institute for Studies in Education (2011). Mestra em Filosofia Antiga pela Universidade de Toronto (2005) e em Letras Clássicas pela Universidade de Pittsburgh (2002).  Integra o Grupo de Pesquisa GERAJU - Gerações e Juventude (geraju.net.br). Pesquisadora-Tecnologista na Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desde 2013. 

Publicado

2024-01-24

Como Citar

Macedo, E. (2024). ENTRE EIXOS: FILOSOFIA NO ENEM A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN+). Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36255

Edição

Seção

Artigos