CONCEPÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DE UM DISPOSITIVO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTAGIÁRIOS COMO PARTE DE UMA PESQUISA COLABORATIVA
Palavras-chave:
estágio curricular, licenciatura em Pedagogia, dispositivos de formação, formação inicial de professoresResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa colaborativa que objetivou a elaboração e a
análise de dispositivos voltados ao acompanhamento conjunto (envolvendo instituição de ensino
superior e escola) do estágio supervisionado de prática de ensino em um curso de Pedagogia. A
investigação envolveu diferentes atores ligados ao estágio, totalizando 43 participantes envolvidos,
distribuídos nas seguintes categorias: professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental
(denominados professores-parceiros), coordenadores pedagógicos, diretor e vice-diretor de escola,
estagiários e uma professora universitária supervisora de estágio. Por meio de estudo documental,
observações do processo formativo e de grupos focais realizados com os participantes, foram
elaborados dois dispositivos de acompanhamento voltados à reflexão e análise de práticas de ensino:
um dispositivo direcionado aos estagiários e outro aos professores-parceiros. Os dispositivos foram
analisados com base no modelo de Albero (2010), que segue três dimensões: ideal, operacional e vivida.
Concluímos que os dispositivos implementados no estágio contribuíram de forma significativa para sua
organização e para o acompanhamento dos estagiários, valorizando o papel do professor da escola no
processo formativo e favorecendo a produção de disposições docentes por parte dos estagiários. Os
limites encontrados no emprego dos dispositivos dizem respeito ao desenvolvimento da reflexão e da
análise de práticas por parte dos estagiários.
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