A BIOECOLOGIA DO AUTISMO:

UMA ANÁLISE DOS RELATOS SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS QUE ATRAVESSAM O DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Sandra Cordeiro de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carolina Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Natalia Barboza Netto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jéssica Cristina Mascarenhas Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

autismo, desenvolvimento humano, perspectiva sócio-histórica, teoria bioecológica

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre relatos acerca de pessoas com autismo em pesquisas realizadas nos campos da Educação, Psicologia, Medicina e Enfermagem. Foram coletados 22 artigos na base de dados SciELO, entre os anos de 2008 e 2021, a partir das palavras-chave autismo e entrevistas. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), com o auxílio do software ATLAS.ti. As categorias levantadas, diagnóstico e saúde; educação; e relações familiares, foram discutidas a partir das perspectivas teórico-metodológicas de Vygotsky (2003) e Bronfenbrenner (1996).  Tal análise permitiu relacionar as questões pessoais com as sociais, tomando por base as relações sócio-históricas e bioecológicas que envolvem a vida dos sujeitos com autismo. Os resultados apontam para a interferência entre a insuficiência de oferta de serviços e políticas de suporte social e o desenvolvimento destas pessoas; a importância da escola e a deficitária formação docente; e as repercussões deste desenvolvimento nas rotinas familiares, sobretudo na vida da figura materna.

Biografia do Autor

  • Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    É Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Professora Associada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, e na Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA/FE/PPGE/UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre Inclusão em Educação, Desenvolvimento, Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down.
  • Carolina Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Minibiografia: Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade. Mestra em Educação também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa Mestrado NOTA 10 - Faperj (2019). Especialista em Administração e Supervisão Escolar (2014), Graduada em Licenciatura em Matemática (2008) e em Pedagogia (2020). Atualmente é Professora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e, ainda, Pesquisadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Natalia Barboza Netto, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ- linha de pesquisa: Inclusão, Ética e Interculturalidade (2019) ; Especializações em: Administração Escolar- UFRJ (1998), Psicopedagogia- UCAM(1999), Psicomotricidade- UCAM (2000) e Educação Especial Inclusiva- FGF (2012); Graduação em Pedagogia- Licenciatura Plena-UFRJ (1997). Membro do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem - LIMDA da Faculdade de Educação da UFRJ. Desenvolve estudos e pesquisas sobre inclusão em educação, formação docente, ciclo de políticas, tecnologias assistivas, autismo e síndrome de Down.
  • Jéssica Cristina Mascarenhas Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Integrante do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA-UFRJ). Mestranda do programa de pós graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Agente de Apoio à Educação Especial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Infantil e Inclusão em Educação.

Publicado

03-08-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A BIOECOLOGIA DO AUTISMO: : UMA ANÁLISE DOS RELATOS SOBRE AS QUESTÕES SOCIAIS QUE ATRAVESSAM O DESENVOLVIMENTO. edur [Internet]. 3º de agosto de 2023 [citado 14º de maio de 2025];39(39). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39887

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