Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática

Autores

  • Maria Rita Neto Sales Oliveira

Palavras-chave:

Didática, Características do ensino

Resumo

O texto apresenta elementos teórico-metodológicos para a construção de uma Nova Didática com base na concepção dialética-materialista do ensino, entendido como objeto de estudo da área da Didática. Os elementos são construídos em torno de dimensões do fenômeno do ensino-historica, antropológica, ideológica, teleológica e epistemológica - e expressam as caracteristicas desse fenõmeno na escola brasileira, tal como sugerido pela produção intelectual da área, produzida no Brasil, na década de 80. As caracteristicas do ensino tratadas no texto salientam reducionalismos, pricípios , conceitos, direções e questões para investigação na construção da Nova Didática.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática. (2023). Educação Em Revista , 7(14). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44593

Artigos Semelhantes

11-20 de 191

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.